Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Ministério da Transparência divulga resultado do 8º Concurso de Desenho e Redação

Controle Social

Ministério da Transparência divulga resultado do 8º Concurso de Desenho e Redação

Educação Cidadã

Premiação aconteceu nesta sexta-feira (9), em cerimônia de comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. Iniciativa mobilizou mais de 370 mil alunos e 7 mil
publicado: 09/12/2016 12h46 última modificação: 09/12/2016 12h51
Exibir carrossel de imagens Aluna: Maria Ângela Borges Cardoso - Escola Municipal Benedito Borges Vieira (GO)

Aluna: Maria Ângela Borges Cardoso - Escola Municipal Benedito Borges Vieira (GO)

Como parte do Dia Internacional Contra a Corrupção, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga, nesta sexta-feira (9), o resultado da 8ª Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”, a iniciativa mobilizou estudantes de escolas públicas e privadas do todo o país. Ao todo foram mais de 370 mil alunos e 7 mil professores, sendo que quase 8 mil trabalhos foram enviados por cerca de 2 mil escolas.

Confira também as redações premiadas 

As três instituições de ensino com a melhor estratégia para debater e sensibilizar os alunos sobre o tema do concurso serão premiadas com um computador e certificado de reconhecimento, na categoria “Escola-Cidadã”. As vencedoras são: a Escola de Educação Básica Anita Brasileira, em Videira (SC); a Escola Estadual Olympio Araújo, em Rio Novo (MG); e Escola Mariana Ferreira Lima, no município de Timbaúba (PE).

Os ganhadores do Distrito Federal foram premiados durante cerimônia, realizada pelo Ministério da Transparência, em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, hoje (9), em Brasília. Nos demais Estados, a premiação será realizada pelas Unidades Regionais do Ministério da Transparência (CGU). Os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada uma das 14 categorias receberão um tablet e um certificado. Os professores responsáveis pelos alunos premiados com o primeiro lugar também receberão o mesmo prêmio.

Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Redação”.

Tema

O tema escolhido para a disputa neste ano faz referência ao programa “Um por Todos e Todos por Um!”, criado pelo Ministério da Transparência em 2009, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. De forma lúdica, os personagens da Turma da Mônica disseminam entre as crianças valores relacionados à democracia, autoestima, participação social, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse público.

Em 2015, o tema da disputa foi “Pequenas Corrupções – Diga Não!”. O concurso contou com a mobilização de cerca de 500 mil alunos e 17,3 mil professores, sendo que mais de 12 mil trabalhos foram recebidos.