Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Portal da Transparência comemora 13 anos e registra recorde histórico de visitas

Transparência Pública

Portal da Transparência comemora 13 anos e registra recorde histórico de visitas

Informações Públicas

Em outubro foram 2,2 milhões de acessos – maior volume mensal desde a criação do site
publicado: 09/11/2016 14h10 última modificação: 09/11/2016 14h10

O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), completa 13 anos em novembro. A sua importância junto à sociedade – como ferramenta que permite a todo cidadão fiscalizar, em tempo real, a aplicação do dinheiro público – está demonstrada no volume crescente de visitas ao site. Apenas em outubro, foram 2.229.022 de acessos (recorde histórico no comparativo mensal desde a criação do site, em 2004).

De acordo com o relatório estatístico, o Portal tem tido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano. De 1º de janeiro a 7 de novembro de 2016, o site já recebeu 16,6 milhões de acessos, superando o volume total de 2015. Os entes com maior quantidade de consultas ao site são o Distrito e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O destaque fica por conta da área "Despesas Diárias", que teve aumento de quase 50% nas visualizações de páginas.

Serviços

O Portal oferece consultas relativas ao Poder Executivo Federal como: transferências de recursos; execução orçamentária e financeira; receitas e convênios; informações sobre mais de um milhão de servidores (civis e militares); imóveis funcionais; consultas temáticas (Bolsa Família, diárias, Cartão de Pagamento, transparência nos Estados e Municípios); Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim); Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis); entre outros.

O Portal também dispõe de uma barra de links úteis, na lateral direita da página, que redirecionam os usuários ao Portal das Olimpíadas (2016), Sistema de Banco de Preços, Rede de Transparência, Portal de Acesso à Informação, Páginas de Transparência Pública, Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, Programa Brasil Transparente e formulário de Denúncias. Também é possível ao cidadão realizar cadastro da mala direta para receber, por e-mail, informações sobre liberações de recursos para convênios de um determinado município.

Reconhecimento

O Portal já obteve reconhecimento nacional e internacional por meio do Prêmio e-Gov na categoria e-Serviços Públicos (2009); 11º Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública (2008); Prêmio UNODC de Prevenção e Combate à Corrupção (2008); 12º Concurso Inovação na Gestão Pública (2008); II Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica Sistema FIRJAN/FGV Projetos (2007); e Prêmio TI & Governo/Plano Editorial (2007).