Ética e Integridade

Integridade Empresarial

Ministério da Transparência promove terceira edição da Conferência Lei Empresa Limpa

publicado: 11/11/2016 14h26, última modificação: 11/11/2016 14h28
Setores público e privado vão debater sobre novos paradigmas da Lei Anticorrupção. Empresas aprovadas no Pró-Ética 2016 serão premiadas durante evento

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília (DF), a 3ª Conferência Lei Empresa Limpa. O objetivo é promover o diálogo e troca de experiências entre os setores público e privado sobre os novos paradigmas trazidos pela Lei da Empresa Limpa (também conhecida como Lei Anticorrupção). O evento é gratuito e aberto a empresários, servidores públicos, jornalistas, acadêmicos e demais cidadãos interessados. As vagas são limitadas.

A Conferência será aberta pelo ministro da Transparência, Torquato Jardim. Em seguida, o ex-ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito conduzirá palestra sobre ética e moralidade administrativa.

O evento foi dividido em quatro painéis, que abordarão os seguintes temas: as mudanças para as empresas com a nova legislação; a cooperação público-privada na prevenção e no combate a corrupção e lavagem de dinheiro; as medidas de compliance aplicáveis às micros e pequenas empresas; e as diferentes formas de fomento dos programas de integridade empresarial.

Os debates contarão com a presença de representantes da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Ethos, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção do Governo de Mato Grosso, da Tecnew Informática, do Sebrae, do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp), do Instituto Ética Saúde e do Banco Central do Brasil.

Premiação

Na ocasião, também serão divulgadas as 27 empresas aprovadas na edição 2016 do Empresa Pró-Ética, iniciativa do Ministério da Transparência que busca promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente no setor empresarial brasileiro.

O Pró-Ética, lançado em 2010, tem por objetivo incentivar nas empresas a adoção de políticas e ações que reduzam os riscos de ocorrência de fraude e de corrupção; e aumentar a confiança nas relações entre o setor público e o setor privado. Trata-se de um compromisso com a ética empresarial, assumido voluntariamente pelas corporações.

Serviço 

Data: 16 e 17 de novembro de 2016
Local: Auditório do Banco Central do Brasil
Endereço: SBS, Quadra 3, Bloco B, Edifício-Sede, 1º subsolo – Brasília (DF)