Articulação Internacional

OGP

Transparência participa de diálogo sobre Governo Aberto na América Latina e Caribe

por Ascom publicado: 18/10/2016 16h58, última modificação: 18/10/2016 17h42
Torquato Jardim proferiu palestra sobre uso de Big Data para controlar gasto público no Brasil
Diálogo

Ministro durante evento promovido pelo BID, com a participação de 40 representantes de diversos países

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) participou, nos dias 13 e 14 de outubro, em Bogotá (COL), do 3º Diálogo Regional de Política de Governo Aberto na América Latina e Caribe, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Governo da Colômbia. O evento contou com a participação de mais de 40 representantes de organismos e entidades de diversos países.

O ministro da Transparência, Torquato Jardim, proferiu palestra sobre o uso de Big Data (grande conjunto de dados estruturados e não estruturados) para controlar o gasto público no Brasil e realizou audiências com autoridades presentes. Ele estava acompanhado pelo auditor José Ilo Rogerio de Holanda, da Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE).

Entre as reuniões de trabalho, destaca-se o encontro com Ana Maria Rodriguez-Ortiz, gerente de Instituições para o Desenvolvimento do BID, e sua equipe composta por Nicolás Dassen, Pedro Farias e Maria José Jarquin. O ministro abordou questões relativas à parceria com o Banco Interamericano, com vistas à expansão do modelo de trabalho desenvolvido pelo Observatório da Despesa Pública (ODP) para estados e municípios brasileiros e para outros países da América Latina. A ferramenta utiliza tecnologia da informação (TI) capaz de cruzar dados de diferentes sistemas, na busca por sinais de má aplicação dos recursos públicos.

A embaixada brasileira na Colômbia, representada pela primeira-secretária Melina Espeschit Maia, promoveu total apoio à comitiva do Ministério da Transparência.