Institucional

Parcerias

Ministério da Transparência recebe visita do secretário-geral do TCU

publicado: 30/09/2016 14h23, última modificação: 30/09/2016 14h23
Órgãos pretendem fortalecer parceria em tecnologia de informação e intensificar as ações de controle
Ministério da Transparência recebe visita do secretário-geral do TCU

O encontro teve por objetivo traçar estratégias comuns de atuação para fortalecer a parceria entre os órgãos e intensificar as ações de controle. - Foto: Ascom/CGU

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, representado pelo secretário-executivo, Wagner Rosário, recebeu, ontem (29), o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Rainério Leite. O encontro teve por objetivo traçar estratégias comuns de atuação para fortalecer a parceria entre os órgãos e intensificar as ações de controle.

Dois sistemas de auditoria estão sendo desenvolvidos pelo Ministério da Transparência e pelo Tribunal de Contas da União. O primeiro na área de Monitoramento de Gastos de Pessoal (aposentadoria, pensão e nomeação de servidores públicos ), com previsão de lançamento em outubro. O outro é voltado à Tomada de Contas Especial - procedimento administrativo para ressarcir prejuízos aos cofres públicos - previsto para ser lançado em novembro.

Na oportunidade, o secretário Wagner Rosário ressaltou a eficácia dos novos sistemas para digitalizar os processos entre os órgãos e integrar o fluxo de informações, principalmente na tomada de contas especiais. “Com as informações dentro de uma única ferramenta, teremos um controle maior de prazos, entrada de dados e acompanhamento. Um serviço mais rápido e eficaz será um avanço grande para a Administração Pública e para a sociedade”, afirmou.

O secretário-geral, Rainério Leite, destacou o interesse do TCU em continuar a parceria que já ocorre há anos com o Ministério da Transparência. “Queremos que o controle no Brasil seja integrado e reforçado pela nossa atuação conjunta”, defendeu.

Sistemas

A Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE) do Ministério da Transparência vem desenvolvendo projetos e pesquisas conjuntas com a Secretaria de Gestão de Informações para o Controle Externo (Seginf) do TCU. Dentre as atividades realizadas em conjunto, destacam-se: análise e mineração de dados; big data analytics; auditoria contínua; mineração de textos; pesquisa científica aplicada; além de organização de eventos de escopo nacional. Um exemplo foi o 2º Seminário Brasil 100% Digital - Análise de dados na Administração Pública, realizado no último mês de agosto.