Institucional

Oportunidade

Inscrições para o Concurso de Boas Práticas são prorrogadas até 14 de setembro

publicado: 12/09/2016 09h30, última modificação: 12/09/2016 09h30
Iniciativa premia ações que contribuem para a melhoria da gestão pública federal

As inscrições para a quarta edição do Concurso de Boas Práticas, organizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (14). O concurso visa estimular, reconhecer e premiar iniciativas de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública. A participação é gratuita.

O concurso traz cinco categorias: fortalecimento dos controles internos; aprimoramento das auditorias internas; promoção da transparência ativa e/ou passiva; aprimoramento das atividades de ouvidoria; e aprimoramento das apurações disciplinares e de responsabilização de entes privados.

Serão premiadas as três melhores práticas em cada categoria, avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como criatividade, inovação, simplicidade, custo-benefício, entre outros. Cada órgão ou entidade pode inscrever somente uma experiência por categoria, totalizando até cinco inscrições por órgão.

Os interessados em participar devem preencher ficha de inscrição e enviar, em formato PDF, para o e-mail praticas.concurso@cgu.gov.br. O órgão deverá comprovar, mediante documentação, que o prazo de implementação da prática é superior a 180 dias. Para mais informações, consulte o regulamento. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia comemorativa em dezembro deste ano.

Edições anteriores

No último concurso, o Ministério da Transparência recebeu 66 inscrições. Foram premiadas práticas como o “Monitoramento de Obras da Educação Básica”, do Ministério da Educação; o “Portal Brasileiro de Dados Abertos” e o “Novo Modelo de Aquisição de Passagens Aéreas na Administração Pública Federal”, ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; o “Processo de Seleção Interna de Servidores para Atuarem em Corregedoria”, do Instituto Nacional do Seguro Social; entre outras.