Institucional

ODP

Observatório da Despesa Pública é tema de palestra na Universidade de Brasília

publicado: 22/08/2016 13h57, última modificação: 22/08/2016 14h37
Coordenador da área falou sobre uso de mineração de dados no combate à corrupção

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) publicou, no site Youtube, palestra ministrada por Rommel Carvalho, coordenador-geral do Observatório da Despesa Pública (ODP) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC). A apresentação ocorreu durante o I Seminário sobre Ciência de Dados e Sociedade, realizado em junho na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB).

Rommel falou sobre como o uso de mineração de dados pode ser extremamente útil para o combate à corrupção. Ele apresentou as atividades do ODP como o Banco de Preços, a triagem automática de denúncias e a identificação dos principais pedidos da Lei de Acesso à Informação (LAI). O servidor também discorreu sobre as técnicas utilizadas no Observatório, a exemplo da análise multicritério, mineração de textos, análise de redes sociais e modelagem de tópicos.

Malha-fina

Para prevenir a ocorrência de fraudes, o MTFC criou, em 2008, o ODP, uma unidade composta por técnicos especializados, que utiliza tecnologia da informação (TI) de ponta, capaz de cruzar dados de diferentes sistemas, na busca por sinais de má aplicação dos recursos federais – uma espécie de “malha-fina” dos gastos do Executivo Federal. No momento em que os auditores identificam algum gasto atípico, acionam o ministério ou órgão do Executivo Federal responsável por aquela despesa, para que apresente justificativas. Caso considere a resposta insuficiente, o Ministério da Transparência realiza uma ação de controle para aprofundar a investigação.

Confira, abaixo, o vídeo da íntegra da apresentação. Mais informações também podem ser obtidas no Blog do IBPAD.