Imprensa

Sistema Eleitoral

Ministro da Transparência recebe presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB

publicado: 24/08/2016 18h51, última modificação: 25/08/2016 07h53
Encontro discutiu as mudanças no sistema eleitoral e participação cidadã na fiscalização
Ministro da Transparência recebe presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB

Torquato Jardim e Erick Pereira falaram sobre mudanças no sistema eleitoral e participação cidadã na fiscalização - Foto: Ascom/MTFC

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, reuniu-se, nesta quarta-feira (24), com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Erick Pereira. Na ocasião, foram discutidas as mudanças e inovações no atual sistema eleitoral brasileiro.

Diante de um cenário de modificações, que será testado nas eleições municipais de 2016, o ministro Torquato Jardim ressaltou a importância de se conhecer e discutir as novas regras. “Tivemos muitas mudanças nesse novo sistema, com grandes aperfeiçoamentos. Precisamos trabalhar com transparência e responsabilidade política. É fundamental incluirmos o cidadão no processo para que ele se sinta motivado a participar e contribuir com a fiscalização”, afirmou o ministro.

No encontro, o presidente Erick Pereira, reforçou que esse é o momento de se conhecer as possibilidades de aprimoramento do processo eleitoral, diante da visão democrática de fortalecimento do Estado. “Mudamos o sistema de arrecadação, agora exclusivo de pessoas físicas, e encurtamos o período das campanhas, por exemplo. Os próximos trabalhos serão empíricos e vamos avaliar os resultados. É fundamental sabermos o que precisa ser feito para que amanhã não seja dito que foi algo ilícito. A intenção aqui é discutir com o ministro sobre esse amadurecimento de ações”, disse o presidente.