Controle Social

Criança Cidadã

MTFC participa do lançamento do programa “Um por Todos e Todos por Um” no Distrito Federal

publicado: 08/07/2016 12h22, última modificação: 08/07/2016 15h54
Iniciativa levará ética e cidadania para 88 escolas e mais de 8 mil alunos com o apoio da Turma da Mônica
MTFC participa do lançamento do “Um por Todos e Todos por Um” no Distrito Federal

Iniciativa levará ética e cidadania para 88 escolas e mais de 8 mil alunos com o apoio da Turma da Mônica - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle participou, ontem (7), do lançamento da edição 2016 do programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania, no Distrito Federal. O evento apresentou o kit didático e os números da iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Maurício de Souza, contando com a presença de cerca de 400 alunos do 4º ano do ensino fundamental de 18 escolas da rede pública distrital.

Na abertura do evento, os personagens da Turma da Mônica fizeram uma apresentação aos estudantes, com direito à dança, brincadeiras e fotos. A secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Cláudia Taya, falou sobre o alcance e os objetivos do programa. Em 2016, serão contemplados cerca de 2.500 escolas, 150 mil alunos e 6 mil professores em todo o Brasil. No Distrito Federal, o “Um por Todos” alcançará 88 escolas, com a distribuição de kits para cerca de 8 mil alunos entre nove e dez anos de idade. “Desenvolvemos esse trabalho há oito anos com uma evolução crescente. Nossa intenção é atingir uma quantidade cada vez maior nos próximos anos”, explicou a secretária.

O material que será distribuído nas escolas inclui cartilhas e revistas interativas da Turma da Mônica que abordam, de forma lúdica, temas adaptados às crianças sobre democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e bem-estar coletivo. “O programa incentiva as crianças a se tornarem verdadeiros agentes da cidadania, difundindo esses temas não somente no ambiente escolar, mas também com os amigos e na família. Todos juntos podemos construir uma cidade e um país melhor”, afirmou Cláudia Taya.

O objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica sobre os direitos e deveres que cada um possui. No programa, o Ministério da Transparência é responsável por fornecer o conteúdo pedagógico para impressão e por repassar a metodologia de aplicação, bem como por capacitar os professores e monitorar a implementação.

O evento contou ainda com a presença da Controladoria-Geral do Distrito Federal, e das secretarias de Educação e de Segurança, além do Ministério Público do Distrito Federal, todos parceiros na implementação do programa. Também presente no lançamento, a primeira-dama Márcia Rollemberg agradeceu ao Ministério da Transparência pela iniciativa. “Com esse esforço conjunto conectamos valores e capacidades. Um futuro mais ético e com o exercício consciente da cidadania passa pela formação das nossas crianças”, ressaltou.