Parcerias Institucionais

Prevenção e Transparência

MTFC recebe governador de Mato Grosso para apresentação de iniciativa anticorrupção

publicado: 28/07/2016 10h39, última modificação: 28/07/2016 13h30
Gabinete do estado é inspirado na Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção do ministério
Ministro da Transparência recebe visita de governador do Mato Grosso

Torquato Jardim recebeu o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e a secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni. - Foto: Ascom MT

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, se reuniu, nesta quarta-feira (27), com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, para conhecer as ações desenvolvidas pelo recém-criado Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, no Estado.

Inspirado nas ações e projetos da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, área integrante do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), o gabinete  tem como objetivo formular, coordenar e fomentar a implementação de políticas públicas voltadas à prevenção da corrupção, assim como à promoção da transparência, do acesso à informação, da conduta ética, da integridade e do controle social no Estado do Mato Grosso.

O ministro Torquato Jardim elogiou a estrutura da iniciativa e ressaltou o desafio principal de dar capilaridade às políticas públicas. “Que a eficácia chegue à sociedade, ao verdadeiro usuário e destinatário de um serviço de qualidade”, destacou. Torquato Jardim afirmou ainda que a “estrutura operacional é tão eficaz, quanto capaz de junto ao cidadão - no pequeno município ou no bairro - fiscalizar a chegada e correta aplicação do dinheiro público”.

Em busca de apoio e parcerias, o governador Pedro Taques defendeu a inserção das ações de transparência no cotidiano do Estado e destacou o trabalho desenvolvido pelo MTFC. “Viemos apresentar as ações do gabinete e principalmente buscar formas de parcerias em Brasília. Essa é uma questão importante para fazer cumprir nossos compromissos e o que está disposto na Constituição Federal”, afirmou. Taques solicitou ao ministro auxílio na capacitação dos servidores.

A secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, falou sobre as ações já iniciadas pelo gabinete como a inserção da cláusula anticorrupção nos contratos do Estado. Vandoni ressaltou a importância de uma mudança cultural a partir da melhor integração entre os órgãos públicos e a iniciativa privada. “Nosso trabalho agora é de elaborar um programa de integridade, que será apresentado à Assembleia Legislativa, para todos os órgãos públicos. Buscamos no ministério uma ajuda, uma parceria para poder ampliar os nossos braços”, destacou.

Prevenção e Transparência

A Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção é responsável por programas do MTFC como Brasil Transparente, Empresa Pró-Ética e o "Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”. A área também gerencia o Portal da Transparência do Governo Federal e supervisiona as políticas de fomento à Lei de Acesso à Informação.