Institucional

Parceria

Ministério da Transparência participa de reunião com Força-Tarefa da Lava Jato

publicado: 06/07/2016 17h17, última modificação: 06/07/2016 17h21
Objetivo foi aprimorar interlocução entre MTFC e MPF para condução das investigações

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), Torquato Jardim, realizou, na manhã desta quarta-feira (6), reunião com membros da Força-Tarefa do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná responsável pela Operação “Lava Jato”. A audiência contou com a presença dos procuradores da República Carlos Fernando dos Santos Lima, Deltan Dallagnol, Athayde Ribeiro Costa e Antônio Carlos Welter.

Na ocasião, o ministro reforçou seu apoio inequívoco à Operação Lava Jato e às instituições que dela fazem parte. Jardim falou também sobre o projeto, entregue à Casa Civil no dia 24 de junho, que revê pontos da Lei Anticorrupção, em especial os que regulam processos de responsabilização administrativa (PAR) de empresas e regras para celebração de acordos de leniência.

Um dos objetivos da reunião foi aprimorar a interlocução entre o MTFC e o MPF, na troca de informações relativas às investigações. O ministro citou como resultado dessa parceria o compartilhamento de provas, que já permitiram ao Ministério da Transparência declarar inidôneas duas empreiteiras envolvidas na Lava Jato (Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A e Skanska Brasil Ltda). Ambas estão impedidas de firmar novos contratos e participar de novas licitações com a Administração Pública. Há, ainda, outros 25 processos em andamento.

Também participaram da reunião o secretário-executivo do MTFC, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, e o coordenador-geral de responsabilização de entes privados no Ministério da Transparência, Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega.