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Ministério da Transparência cria Sala das Ouvidorias para estimular controle social

publicado: 22/07/2016 14h21, última modificação: 22/07/2016 14h21
Ferramenta organiza manifestações recebidas sobre qualidade dos serviços públicos prestados

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), por meio de sua Ouvidoria-Geral da União (OGU), torna público o acesso ao sistema Sala das Ouvidorias. A ferramenta oferece, na forma de um painel de dados, estatísticas e gráficos detalhados sobre as manifestações recebidas, em todo o país, pelo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). O objetivo é auxiliar os gestores e estimular os cidadãos no exercício do controle social.

Conheça a Sala de Ouvidorias

A ferramenta organiza as manifestações dos cidadãos que o Governo Federal recebe, diariamente, sobre a qualidade dos programas e serviços públicos prestados. Na nova plataforma, desenvolvida por técnicos do Ministério, o usuário pode fazer a consulta por período, órgão, temas e assuntos tratados; além de verificar o tempo que as ouvidorias levam para concluir o atendimento.

Balanço

No primeiro semestre de 2016, foram recebidas 22 mil manifestações em 86 ouvidorias do Poder Executivo Federal que fazem parte do Sistema e-Ouv. As denúncias são responsáveis pelas ocorrências mais frequentes, com 20,75% dos casos, seguidas pelas reclamações (18,60%), sugestões (16,41%), solicitações (16,10%) e elogios (8,58%).

O tempo médio de conclusão das manifestações é de 17,91 dias. Os principais assuntos abordados são sobre Administração; Educação; e Comércio e Serviços. Dos estados que possuem manifestações identificadas, São Paulo concentra 14,5%, Minas Gerais 6,54%, Rio de Janeiro 6,36% e Bahia 4,03%.

Para mais informações sobre o e-Ouv ou como fazer alguma manifestação, acesse https://sistema.ouvidorias.gov.br.