Ouvidoria

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e-Ouv recebe cerca de 38 mil manifestações

publicado: 07/06/2016 11h39, última modificação: 07/06/2016 11h39
Denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões referentes ao Poder Executivo Federal são englobados pelo sistema

O Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) já recebeu 37.952 manifestações desde dezembro de 2014. Além disso, 87 órgãos e entidades já aderiram ao sistema.

O e-Ouv é uma ferramenta online administrada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. O sistema é responsável por receber, examinar e tratar denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões referentes ao Poder Executivo Federal.

Das manifestações recebidas, 42,2% são solicitações; 30,5% reclamações; 22,8% denúncias; 3,1% sugestões; e 1,4% elogios. Delas, 39,4% são anônimas e 60, 6% são identificadas.

Os principais assuntos abordados são sobre administração; comércio e serviços; educação; e agropecuária. Dos estados que possuem manifestações identificadas, São Paulo concentra 24,2% das manifestações, Rio de Janeiro 11,1%, Minas Gerais 10,6%, Bahia 4,0% e o Distrito Federal 4,0%.

Para mais informações sobre o e-Ouv e entidades que fazem parte do sistema ou para fazer alguma manifestação, acesse o site.

Obras do governo federal agora indicam contato com o e-Ouv

Em maio deste ano, foi lançada nova versão de manual da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República que estabelece a obrigatoriedade do uso da marca do governo federal nas ações patrocinadas por órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. A partir de agora, as placas distribuídas por todo país devem indicar contato para denúncias, reclamações e elogios.

Portanto, o cidadão que estiver no local de uma obra e quiser se manifestar para o órgão ou entidade federal envolvido poderá identificar facilmente o canal que dá acesso ao e-Ouv.