Institucional

Campanha

Ministro da CGU participa em Porto Velho da Mobilização Nacional da Educação - Zika Zero

publicado: 18/02/2016 18h26, última modificação: 18/02/2016 18h28
Ação federal, nesta sexta-feira (19), envolve as comunidades escolares no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti

O ministro-interino da Controladoria-Geral da União, Carlos Higino Alencar, participa nesta sexta-feira (19/2), em Porto Velho, da Mobilização Nacional da Educação - Zika Zero. Às 9h, o ministro, acompanhado do governador Confúcio Moura, participa de ação com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, que fica na Rua Padre Chiquinho (Pe. Francisco Pucci), 2278, Bairro São João Bosco, Porto Velho – RO.

Na chegada à escola, haverá uma conversa com os estudantes com orientações sobre prevenção e combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. Em seguida, o ministro percorrerá o entorno da escola para orientar a comunidade sobre a importância do envolvimento de todos os brasileiros na eliminação dos criadouros do mosquito, inclusive, com distribuição de materiais informativos sobre medidas de prevenção.

São 60 milhões de estudantes, professores e profissionais da educação em todo o país envolvidos. Como alguns municípios não iniciaram o ano letivo, a mobilização deve ocorrer também nos dias 26 de fevereiro e 4 de março com a participação de autoridades federais.

A ação é fruto do Pacto assinado na Reunião de Lançamento do Programa do Ministério da Educação de Enfrentamento ao Zika no início deste mês. Assinam o documento 19 entidades representativas, como Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Associação Brasileira de Instituições de Educação Evangélicas, Fundo das Nações Unidades para a Infância (Unicef) e Conselho Nacional de Educação (CNE).

Enquanto ainda não existe disponível no mundo uma vacina para o vírus Zika, o combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção da doença, protegendo gestantes e crianças. Esse vírus tem sido associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês quando as mães são infectadas durante a gestação.

Zika Zero

O Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, realizado no último sábado (13), alcançou 2,8 milhões imóveis em 428 municípios do País. Destes, 295 mil propriedades estavam fechadas, sendo que, em 15 mil casas, houve a recusa de acesso. A ação contou com 220 mil integrantes das Forças Armadas, em conjunto com os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de endemias.

As visitas de rotina às residências para eliminação e controle do vetor foram reforçadas ainda na última segunda-feira (15) com a terceira etapa de mobilização nacional, que reuniu 55 mil militares das Forças Armadas, 46 mil agentes comunitários de endemias, que já atuavam regularmente nessas atividades, e 266 mil agentes comunitários de saúde. Eles devem percorrer 270 municípios em busca de criadouros do vetor e para a eliminação de possíveis focos com apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.

O número de imóveis vistoriados pelos agentes de saúde e militares das Forças Armadas, na mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, já representa 41% dos 67 milhões estimados em todo o Brasil. Ao todo, 27,4 milhões de imóveis foram percorridos pelas equipes até quarta-feira (17), em busca de criadouros e para orientar a população sobre medidas de prevenção ao mosquito. O número inclui domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais, conforme balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) de Enfrentamento à Microcefalia.

Confira as ações do governo federal no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Acesse: combateaedes.saude.gov.br

Serviço

Coletiva de Imprensa
Sexta-feira (19), às 8h30 Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia: Rua Padre Chiquinho (Pe. Francisco Pucci), 2278, Bairro São João Bosco, Porto Velho (RO)

“Dia Z”, visita e palestra do ministro da CGU, Carlos Higino
Sexta-feira (19), às 9h Auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia: Rua Padre Chiquinho (Pe. Francisco Pucci), 2278, Bairro São João Bosco, Porto Velho (RO)

A TV NBr transmite nesta sexta-feira a mobilização do Governo Federal para o combate ao zika zero e as ações em escolas pelo país. Ao longo do dia, boletins informativos a cada hora, entrevistas com ministros e a movimentação pelo país podem ser acompanhados pela emissora de TV do Governo Federal.