Auditoria e Fiscalização

Ações Investigativas

CGU desarticula empresas fantasmas na Paraíba em 3ª fase da Operação Andaime

publicado: 18/02/2016 09h12, última modificação: 18/02/2016 09h40
Investigação constatou a existência de fraudes em licitação e desvio de recursos públicos. Trabalho é realizado em parceria com PF, PM e Ministérios Público Federal e Estadual

A Controladoria-Geral da União (CGU) deflagra, nesta quinta-feira (18), a 3ª fase da Operação Andaime, com o objetivo de desarticular empresas fantasmas que fraudavam licitações na Paraíba. O trabalho é realizado em parceria com o Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar.

A investigação constatou a existência de prática de fraudes licitatórias e desvio de dinheiro público por integrantes de organização criminosa. Ação era realizada por meio de empresas fantasmas, que simulavam legalidade em processos de contratação com resultados predeterminados e recebiam pagamentos em obras de engenharia e coleta de resíduos sólidos.

Verificou-se, ainda, a presença de operadores ligados à administração municipal, que pagavam comissão pelo aluguel das empresas, sendo que determinada pessoa recebia entre 2% a 8% do valor da nota fiscal por auxiliar no esquema fraudulento.  A investigação também revelou prática de lavagem de dinheiro público e fraudes aos fiscos federal e estadual. Os crimes também ocorreram em municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte.

Foram decretadas sete prisões preventivas, além de cinco conduções coercitivas e 27 mandados de busca e apreensão. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Cajazeiras (PB), Monte Horebe (PB), Bonito de Santa Fé (PB) e Uiraúna (PB). Os crimes investigados são: frustração do caráter competitivo de licitações; lavagem ou ocultação de ativos financeiros; falsidade ideológica; e participação em organização criminosa.

Entrevista Coletiva

Data e hora: quinta-feira (18), às 10h
Local: Ministério Público Estadual em Cajazeiras, na Rua Comandante Vital Rolim, s/n, Cajazeiras, na Paraíba.