Transparência Pública

Internet

Portal da Transparência do Governo Federal registra recorde de acessos em 2015

publicado: 07/01/2016 14h09, última modificação: 16/10/2018 15h06
Média mensal de visitas foi de quase 1,4 milhão, maior número desde a criação do site

O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), registrou, em 2015, mais de 16 milhões de acessos – maior número de visitas registrado desde a criação do site, em novembro de 2004. Por mês, a média de visitas foi de quase 1,4 milhão – recorde também no comparativo dos últimos 12 anos.

De acordo com o relatório estatístico, publicado mensalmente, o Portal tem tido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano. As cidades onde os cidadãos mais acessaram o Portal foram Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Também há visitantes de outros países, principalmente dos Estados Unidos e da Índia.

O Portal da Transparência é uma iniciativa da CGU, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro está sendo utilizado e ajude na fiscalização. 

Serviços 

O Portal oferece consultas relativas ao Poder Executivo Federal como: transferências de recursos; execução orçamentária e financeira; receitas e convênios; informações sobre mais de um milhão de servidores (civis e militares); imóveis funcionais; consultas temáticas (Bolsa Família, diárias, Cartão de Pagamento, transparência nos Estados e Municípios); Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim); Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis); entre outros.

O Portal também dispõe de uma barra de links úteis, na lateral direita da página, que redirecionam os usuários ao Portal das Olimpíadas (2016), Sistema de Banco de Preços, Rede de Transparência, Portal de Acesso à Informação, Páginas de Transparência Pública, Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, Programa Brasil Transparente e formulário de Denúncias. Também é possível ao cidadão realizar cadastro da mala direta para receber, por e-mail, informações sobre liberações de recursos para convênios de um determinado município.

Melhorias

A CGU está desenvolvendo um novo Portal da Transparência, com previsão de lançamento para este ano. O projeto faz parte de um acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A reestruturação do site busca torná-lo um canal mais eficiente na divulgação proativa e espontânea de dados sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal; melhorar sua usabilidade, adequando-o aos princípios de dados abertos; e torna-lo mais interativo e acessível, de modo a tornar a navegação mais rápida e intuitiva aos usuários.

Reconhecimento

O Portal vem logrando êxito em diversos concursos, tendo sido agraciado com alguns importantes prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, tais como: Prêmio e-Gov na categoria e-Serviços Públicos (2009); 11º Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública (2008); Prêmio UNODC de Prevenção e Combate à Corrupção (2008); 12º Concurso Inovação na Gestão Pública (2008); II Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica Sistema FIRJAN/FGV Projetos (2007); e Prêmio TI & Governo promovido pela empresa Plano Editorial (2007).