Institucional

Redes Sociais

Facebook da CGU alcança 31 milhões de pessoas em 2015

publicado: 08/01/2016 18h09, última modificação: 08/01/2016 18h25
Perfis do órgão nas redes sociais focam na interação com cidadão e em conteúdos sobre transparência pública e combate à corrupção
Citações

Em 2015, as redes sociais da Controladoria-Geral da União (CGU) atingiram bons números de alcance das publicações e aumentaram a interação com a população. No Facebook, a página atingiu 31 milhões de pessoas no último ano. A CGU está presente nas principais redes desde 2011 e tem como objetivo propagar informações atualizadas sobre a atuação do órgão e trabalhar conteúdos voltados para o cidadão.

Entre as ações realizadas em fomento à transparência no ano de 2015, as redes sociais lançaram uma campanha contra justificativas para pequenas corrupções no Facebook. A iniciativa contou com postagens utilizando frases usadas para justificar pequenos desvios de conduta, como “ninguém está vendo” e “é bem rapidinho”. A página, que conta com mais de 270 mil curtidas, atingiu pouco mais de 6 milhões de pessoas no mês de julho, por causa da campanha.

Também no ano passado, o perfil da Controladoria no Facebook começou a atender, diretamente pela rede, as manifestações de ouvidoria recebidas por mensagens privadas. O atendimento é feito diretamente pela Ouvidoria-Geral da União e estima-se que cerca de 400 cidadãos já tenham sido atendidos pelo canal.

Já em maio, quando a Lei de Acesso à Informação completou três anos, a Controladoria realizou diversas ações, tanto internas quanto nas redes. No Twitter, foi promovida a hashtag #3anosLAI que alcançou, potencialmente, cerca de 10 milhões de perfis. Atualmente a rede social conta com cerca de 77 mil seguidores e, ao longo de 2015, os tweets da conta tiveram mais de 4,5 milhões de visualizações.

No Youtube, a CGU começou o ano de 2015 com mais de 60 mil visualizações nos vídeos publicados, após dois anos e meio de criação do perfil oficial. O canal, que conta com vídeos institucionais e de eventos, chegou em dezembro com cerca de 120 mil visualizações. O ano também foi marcado pela abertura de uma nova conta em outra rede social, o Flickr. Na página é possível visualizar a galeria de fotos de eventos que contaram com a participação da Controladoria.