Transparência Pública

Parceria

OGP divulga resultado de entidades civis que irão assessorar o Brasil em governo aberto

publicado: 03/12/2015 15h19, última modificação: 03/12/2015 15h19
Grupo é composto de representantes da sociedade civil, de empregadores, de trabalhadores e do segmento acadêmico

A Parceria para Governo Aberto (OGP) divulgou, no mês de novembro, resultado das entidades civis que irão assessorar o Brasil em governo aberto. A OGP é uma iniciativa internacional que tem como objetivo difundir e incentivar práticas governamentais relacionadas à transparência, ao acesso à informação e à participação.

As entidades escolhidas foram: Colaborátorio de Desenvolvimento e Participação (COLAB/USP); Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora); Observatório Social de Brasília; Open Knowlegde Foundation Brasil; Rede pela Transparência e Participação Social; e União Geral dos Trabalhadores.

Os selecionados irão compor grupo de trabalho (GT), com a finalidade de oferecer instrumentos aos processos de consulta para a elaboração, gestão e monitoramento do 3º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto. O grupo é composto de representantes da sociedade civil, de empregadores, de trabalhadores e do segmento acadêmico.

O GT (que atuará durante o biênio 2015 e 2017) também realizará estudos, discussões e construções de propostas de ações e medidas para assessorar políticas e diretrizes relacionadas à atuação do Poder Executivo Federal na OGP. As políticas de governo aberto são viabilizadas por meio de efetiva participação da sociedade.