Controle Social

Evento

CGU realiza premiação do 7º Concurso de Desenho e Redação

publicado: 07/12/2015 19h02, última modificação: 08/12/2015 10h00
Iniciativa contou com a participação de 2,5 mil escolas públicas e privadas e recebeu mais de 12 mil trabalhos
Premiação - 7º Concurso de Desenho e Redação

Com o tema de conscientização sobre as pequenas corrupções do dia a dia, CGU mobilizou cerca de 500 mil alunos e 17,3 mil professores em todo o país. - Foto: Ascom/CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta segunda-feira (7), premiação do 7º Concurso de Desenho e Redação. O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. O tema dessa edição foi “Pequenas Corrupções – Diga Não”.

>> Confira os desenhos e redações premiados

Na oportunidade, o ministro-chefe da Controladoria, Valdir Simão, parabenizou as crianças pelo engajamento e ressaltou a importância de levar o debate para as escolas. “A luta contra a corrupção é uma guerra que nós vamos vencer. Na verdade, o fato de levarem a discussão para dentro de casa e conscientizarem familiares é um sinal de que já estamos vencendo”, afirmou o ministro.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, esteve presente e destacou a diferença que um material didático, como gibis, pode fazer na formação de caráter de uma criança. “Acredito que o projeto contribui para que as crianças se transformem em cidadãos completos e ajudem o país a se desenvolver cada vez mais”, ressaltou Maurício.

Também estiveram presentes o diretor da Escola de Administração Fazendária, Alexandre Ribeiro Motta; o secretário nacional de justiça, Beto Vasconcelos; o secretário de educação, Luiz Cláudio Costa; e o vice-presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas.

Em 2015, a premiação contou com a mobilização de cerca de 500 mil alunos e 17,3 mil professores. Mais de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o país participaram, sendo que mais de 12 mil trabalhos foram recebidos.

Nova parceria

A Controladoria firmou parceria com o Ministério da Educação para ampliar a realização do programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania” em municípios de todo o Brasil. A iniciativa visa disseminar entre crianças valores relacionados à democracia, autoestima, participação social, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse público. Com a parceria, o número de alunos envolvidos no projeto irá aumentar para cerca de 250 mil.