Ouvidoria

Manifestações

Novidades em canal informatizado de ouvidorias facilitam atendimento aos cidadãos

publicado: 18/11/2015 11h34, última modificação: 18/11/2015 12h08
Sistema e-Ouv já recebeu mais de 10 mil denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios de cidadãos, desde 2014
Página Inicial do Sistema e-Ouv

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nas últimas semanas, novas melhorias no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), ferramenta informatizada para entrada e tratamento de manifestações (denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios) enviadas pelos cidadãos. Até o momento, o canal tem sido utilizado por 72 ouvidorias federais.

Entre as novidades, destaca-se a reformulação dos textos dos e-mails automáticos, com o objetivo de deixar claro a quem faz a manifestação como ocorrerá o atendimento. Além disso, houve a criação de opção de cadastro de pedido no e-Ouv – no caso de atendimento por telefone, carta ou e-mail – ou de perfil “cadastrador de manifestações”, entre outras mudanças.

Confira as novidades

O e-Ouv facilita o contato do cidadão com as ouvidorias do Poder Executivo Federal e funciona nos moldes do Sistema Eletrônico de Acesso à Informação da Administração Federal (e-SIC). Mais de 10 mil manifestações foram feitas ao sistema, desde a criação da ferramenta, em dezembro de 2014.

Além de ser simples e prático, o sistema traz muitas vantagens aos usuários. Por ele, é possível se cadastrar e consultar a atualização da manifestação, que deve ser respondida dentro de 20 dias prorrogáveis por mais 10. Além disso, também é possível fazer manifestação anônima.