Auditoria e Fiscalização

Ações Investigativas

Controladoria deflagra Operação Making Of na Bahia

publicado: 10/11/2015 10h15, última modificação: 11/11/2015 15h29
Foram desviados mais de R$ 20 milhões dos cofres do município de Cansanção (BA)
CGU e PF deflagram Operação Making Of

Empresas controladas pelo prefeito eram beneficiadas com contratações irregulares, superfaturamento de preços, entre outras irregularidades - Foto: Ascom/CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (10), a Operação Making Of, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Cansanção (BA). Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em quatro municípios da Bahia.

A investigação constatou direcionamento de licitações para empresas controladas ou pertencentes ao prefeito municipal em nome de “laranjas”. A fraude visava realizar contratações irregulares, superfaturamento de preços, pagamento por serviços não realizados e produtos não fornecidos. Estima-se que as empresas receberam mais de R$ 20 milhões dos cofres da Prefeitura Municipal de Cansanção.

As irregularidades envolveram empresas ligadas à locação de veículos; fornecimento de combustíveis e lubrificantes; material didático; artigos de papelaria; material de informática; provimento de acesso à internet; locação de máquinas pesadas e caminhões; e terraplanagem e obras de construção civil.

O nome da operação faz referência ao documentário de bastidores que ocorre no cinema e na televisão. Isso faz alusão ao município investigado, no qual uma pessoa aparece como proprietário de uma empresa, mas “nos bastidores” quem controla é outra.