Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 09 > Servidores da CGU recebem diploma de pós-graduação em auditoria financeira

Auditoria e Fiscalização

Servidores da CGU recebem diploma de pós-graduação em auditoria financeira

Capacitação

Evento ocorreu na última segunda-feira (14) e contou com a participação do Secretário Federal de Controle, Francisco Bessa
publicado: 15/09/2015 14h30 última modificação: 19/10/2018 09h41

Após dois anos de pesquisas, dezesseis servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) receberam, nesta segunda-feira (14), certificado de conclusão do curso de especialização em auditoria financeira. A cerimônia ocorreu no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, e contou com a participação do Secretário Federal de Controle, Francisco Eduardo Bessa, e do ministro do TCU, Aroldo Cedraz. A iniciativa é parceria das duas instituições com a Universidade de Brasília (UnB).

A pós-graduação aprimorou o conhecimento de agentes públicos em competências relacionadas à auditoria financeira e ao uso de recursos do Governo Federal. No decorrer do curso, os alunos foram estimulados a desenvolver opinião crítica sobre demonstrações financeiras auditadas. Houve, também, integração e troca de conhecimentos entre os servidores da CGU e do TCU, que compartilharam experiências sobre gestão financeira.

A especialização ocorreu durante renovação das normas internacionais de auditoria produzidas pela International Federation of Accountants (Ifac) e contou com publicação de Diretrizes de Auditoria Financeira no âmbito da International Organisation of the Supreme Audit Institutions (Intosai). O curso auxiliou os servidores a garantir condições de adotar procedimentos e métodos de planejamento, bem como executar modelos de relatório com alto nível de aderência às normas internacionais.

Os servidores que participaram do curso foram: Itamar José Padilha, Paterson da Rocha, Orlando Almeida Silva, Elaine Cristina Irkiel, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, Daniel Gontijo Motta, Gilmar Rodrigues Possati, Antônio Fernando Ferreira Leite, Hélio Cincinato de Oliveira, Leonardo Modesti Donin, Mara Aparecida de Souza Ribeiro Martins, Bruno Fracalossi Paes, Marlos Moreira dos Santos, Tiago Lucas de Oliveira Aguiar, Eduardo Jácomo Seraphim Nogueira e Marcial Ramão Perez.

 Entenda

A auditoria financeira é a técnica internacionalmente adotada para analisar a gestão de recursos e registros contábeis, por meio da auditoria de ciclos de transações e saldos constantes nas demonstrações financeiras. É efetuada por contadores, com o objetivo de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade aos relatórios da administração.