Institucional

Evento

Ministro da CGU destaca a importância da tecnologia em ações de controle

publicado: 10/09/2015 14h36, última modificação: 10/09/2015 14h36
Simão participou do Seminário Brasil 100% Digital na manhã de quinta-feira (10), em Brasília

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, participou da abertura do “Seminário Brasil 100% Digital: Análise de Dados na Administração Pública”, nesta quinta-feira (10), em Brasília. O evento tem o objetivo de trocar experiências sobre o uso de técnicas de análise de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

Na oportunidade, o ministro afirmou que a utilização de informações tecnológicas e digitais é fundamental para que gestores públicos da área de controle e de gestão sejam mais focados no resultado. “É importante frisar que os números e dados [no ambiente de gestão tecnológica] têm capacidades de nos mostrar um desenho de futuro, uma vez que o excesso de burocracia impede a condução de rotinas mais inteligentes na Administração Pública”, ressaltou Simão.

Também destacou a agenda de modernização da CGU em se tornar um órgão 100% digital. Processos desenvolvidos pela Controladoria em parceria com o TCU, como a Tomada de Contas Especiais e a Prestação de Contas do Presidente da República,  estão sendo trabalhados para serem feitos de maneira totalmente digital.

Além disso, o ministro mencionou o Observatório da Despesa Pública (ODP), unidade da Controladoria, que cruza dados de diferentes fontes em busca de sinais de má aplicação dos recursos federais. Segundo Simão, essa ferramenta funciona como um grande laboratório de análise de dados.

O evento, realizado pela CGU em parceria com o TCU, vai até esta sexta-feira (11). Serão ainda abordados os temas, como: Lei de Acesso; detecção preventiva de fracionamento de compras; mineração de dados e textos; busca de vínculos na Administração Pública; corrupção; lavagem de dinheiro; classificação automática de denúncias, entre outros.