Auditoria e Fiscalização

Premiação

Iniciativa Macros concorre a 20º Prêmio de Inovação da Gestão Pública

publicado: 31/08/2015 11h08, última modificação: 31/08/2015 11h08
Sistema realiza levantamento de informações para apoiar auditorias e fiscalizações da CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) encaminhou a iniciativa Macros para concorrer ao 20º Concurso Inovação da Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério do Planejamento. O objetivo da premiação é estimular a adoção de ações inovadoras de gestão em organizações do Governo Federal.

O Sistema Macros visa apoiar o levantamento de dados para auditorias e fiscalizações da Controladoria. Ele concentra em uma única ferramenta informações de interesse para a execução de ações de controle, além de tornar mais eficiente e abrangente o processo de levantamento de dados. A ferramenta tem sido utilizada também em outras atividades, como correição, ouvidoria e informações estratégicas.

Uma das funcionalidades do Macros é a produção de relatórios, a partir de 85 fontes de dados distintas, com informações de pessoas físicas, jurídicas, unidades gestoras e municípios. Além disso, a ferramenta permite a geração de gráficos de rede de relacionamentos, como, por exemplo, a base societária de empresas e ligações com sócios, ex-sócios e contadores.

A Controladoria já teve duas iniciativas premiadas em edições anteriores do concurso. Em 2014, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) foi escolhido a melhor iniciativa do ano; já em 2007, o Portal da Transparência ficou entre os dez primeiros colocados da 12ª edição do certame.

A divulgação do resultado ocorrerá em dezembro deste ano. Os dez primeiros colocados farão visitas técnicas a outros países para intercâmbio de conhecimentos e experiências com áreas das instituições internacionais apoiadoras do concurso.

Prêmio e-Gov

Além de concorrer à premiação da Enap, o Sistema Macros também concorre ao Prêmio e-Gov, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O vencedor será anunciado em outubro de 2015 e receberá, além de reconhecimento, participação, com tudo pago, em evento no exterior de tecnologias de informação e comunicação.

registrado em: , ,