Auditoria e Fiscalização

Entes Federativos

Após lançar novo programa de fiscalização, CGU já inicia trabalhos em campo

publicado: 12/08/2015 13h10, última modificação: 12/08/2015 13h56
Equipes da Controladoria visitam prefeituras em Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul
CGU inicia trabalho de fiscalização em municípios

Equipe da CGU no Mato Grosso do Sul se reúne com representantes da prefeitura de Campo Grande - Foto: Ascom/CGU

Logo após o lançamento do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, as equipes das Unidades da Controladoria-Geral da União (CGU) nos Estados iniciaram as atividades em campo. Nos municípios de Campestre de Goiás (GO), Caturaí (GO), Lajeado (TO) e nas capitais Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), os auditores realizaram reunião com os prefeitos e assessores para explicar como as unidades foram selecionadas a partir da aplicação da matriz de vulnerabilidade. Os demais 40 municípios escolhidos têm previsão de receber ação in loco até o final de agosto.

Na ocasião, os gestores municipais foram apresentados aos critérios de seleção do Programa; ao grupo de indicadores utilizados para avaliar o grau de vulnerabilidade quanto à aplicação dos recursos federais; à pontuação recebida pelos entes; e outros detalhes da nova metodologia de seleção de municípios que serão fiscalizados pela Controladoria.

Em todas as visitas, os chefes das Regionais da CGU entregam o ofício que informa sobre o início da fiscalização e também solicitam a colaboração das prefeituras para que disponibilizem tempestivamente a documentação necessária; assim como a prestação de contas relativas à execução dos recursos federais destinados às políticas de Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras áreas de governo que serão fiscalizadas.