Institucional

Campanha

Redes sociais da CGU iniciam ação contra justificativas para pequenas corrupções

publicado: 03/07/2015 16h43, última modificação: 07/07/2015 12h05
Postagem “Mas todo mundo faz” teve 4.567 compartilhamentos e 3 mil curtidas, além de cerca de meio milhão de pessoas alcançadas
Redes sociais da CGU fazem sucesso com campanha

Postagens contestam as justificativas para as pequenas corrupções e atitudes antiéticas, no dia a dia - Foto: Ascom/CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou, no final de junho, ação nas redes sociais com frases usadas para justificar pequenos desvios de conduta – e até delitos – no dia a dia. A campanha consiste em posts que trazem desculpas para essas situações, como “ninguém está vendo” e “é bem rapidinho”.

As peças buscam chamar a atenção e promover a reflexão de que, mesmo que pequeno, um erro ainda é um erro. A estrutura das postagens consiste em uma frase comumente utilizada como justificativa seguida de um contraponto, que afirma que determinada atitude, apesar de não ser grave, continua sendo errônea.

Até o momento, o post “Mas todo mundo faz” teve 4.567 compartilhamentos e 3 mil curtidas, além de cerca de meio milhão de pessoas alcançadas.  A frase é a mais empregada como justificativa por indicar que a ação não é um fato isolado. Por isso, a CGU contesta ao afirmar que quem faz o certo não precisa de justificativa.

Em uma das postagens de maior repercussão, o usuário Moacir Ximenes ressaltou a importância de ações com essa temática. Também afirmou que “isso ajuda na árdua e necessária conscientização da cidadania nacional. Afinal, e se o povo, que é maioria, for honesto? Quem se atreverá a ser desonesto?”.

A iniciativa é consequência da campanha realizada anteriormente, chamada de “Pequenas Corrupções – Diga não! ”. O objetivo era conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada. A campanha, realizada de junho de 2013 a fevereiro de 2014, alcançou mais de 10 milhões de usuários no Facebook.

Concurso de Desenho e Redação

Também com o objetivo de acabar com as pequenas corrupções, o tema do 7º Concurso de Desenho e Redação da CGU é “Pequenas Corrupções - Diga Não”. Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem participar e o prazo limite para entrega dos trabalhos foi prorrogado até 31 de agosto. Participe!