Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 07 > Profoco capacita milhares de servidores e colaboradores de todo o Brasil

Ouvidoria

Profoco capacita milhares de servidores e colaboradores de todo o Brasil

Cursos

No primeiro semestre de 2015, curso presencial capacitou mais de 250 servidores. Atualmente, existem cerca de 2.750 alunos realizando os cursos a distância
publicado: 20/07/2015 12h09 última modificação: 19/10/2018 08h55

A Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco) já capacitou milhares de servidores e colaboradores que atuam em ouvidorias de todo Brasil. A ação consiste em oferta de cursos a distância e presenciais, com o objetivo de desenvolver atividades de capacitação e formação na área. A iniciativa é resultado da parceria entre a Ouvidoria-Geral da União (OGU), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

A região centro-oeste tem a maior proporção de inscritos na Profoco (31%), seguida da região sudeste com 25% e a região nordeste com 21%. No primeiro semestre de 2015, o curso presencial capacitou mais de 250 servidores. Atualmente, existem cerca de 2750 alunos realizando os cursos a distância.

A iniciativa já recebeu diversos elogios de participantes, como o Ícaro Teixeira, que contemplou a Controladoria pelos guias elaborados que apresentam conteúdo de forma lúcida e sistematizada. A servidora Fernanda Martins também ficou satisfeita: “Gostei bastante do curso, os textos são objetivos e esclarecedores. Posso dizer que ampliou de forma expressiva o meu repertório de conhecimento”.

A Política de Formação consiste em um conjunto de disciplinas gratuitas organizadas em três módulos temáticos: Estruturante (virtual); Ouvidoria Pública e Gestão (virtual); e Profoco Presencial. Essa organização tem por objetivo a integração de conteúdos para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar.

O ensino a distância, oferecido em parceria com o ILB, tem como público-alvo servidores e colaboradores que atuam em ouvidorias. As capacitações virtuais são ofertadas em duas estratégias de execução: autoinstrucional e tutorial. Também pode participar qualquer pessoa interessada no tema do curso, porém é fundamental preencher o cadastro inicial da Profoco.

O processo de construção da Política foi desenvolvido de forma participativa com o conjunto das ouvidorias públicas e contou com a realização de uma oficina de planejamento participativo. O processo visou debater, validar e alinhar os conteúdos, bases metodológicas e procedimentos das ações de capacitação a serem realizadas.