Transparência Pública

Avaliação

Inscrições para 2ª edição da Escala Brasil Transparente terminam nesta sexta-feira (24)

publicado: 22/07/2015 09h24, última modificação: 22/07/2015 10h35
Municípios interessados devem enviar e-mail com demonstração de interesse. Índice reflete o cenário de transparência no país

Os municípios brasileiros têm até sexta-feira (24) para se inscrever para a segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) para medir a transparência de estados e municípios do país. Para participar, basta enviar e-mail para brasiltransparente@cgu.gov.br.

A ideia da escala é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil. Podem se inscrever quaisquer municípios, independente do número de habitantes. Todos os entes avaliados receberão uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%).

A nova edição da EBT avaliará os primeiros duzentos municípios que se inscreverem, além dos 492 estados e municípios que já foram avaliados na primeira edição, com foco na representatividade estadual e regional. A partir dos resultados, a CGU se dispõe a auxiliar o ente que tiver dificuldade em implementar os mecanismos de governo aberto, por meio do Programa Brasil Transparente. Não deixe de participar!