Controle Social

Educação Cidadã

Cerca de 150 escolas já encaminharam trabalhos para o 7º Concurso de Desenho e Redação

publicado: 15/07/2015 12h16, última modificação: 15/07/2015 16h33
Inscrições chegam ao fim no dia 31 de agosto. Tema deste ano é “Pequenas Corrupções - Diga Não”
Concurso de Desenho e Redação

Escola no município de Barreiras, no Maranhão, iniciou as atividades do concurso e mobilizou alunos na campanha "Pequenas Corrupções - Diga Não" - Foto: João Felipe Lacerda

As inscrições para a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), chegam ao fim no dia 31 de agosto. Até o momento, cerca de 150 escolas públicas e particulares de todo o Brasil já encaminharam trabalhos. Em 2015, o tema do concurso é “Pequenas Corrupções – Diga Não”.

A iniciativa visa despertar em estudantes o interesse por temas relacionados a controle social, ética e cidadania, pelo incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. A participação é aberta a alunos de ensino fundamental e médio, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O regulamento e as fichas de inscrições podem ser acessados no site Portalzinho da Criança Cidadã.

O concurso tem tido ampla divulgação em todo o país a partir da parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB). Já foram lançados dois spots de rádio com divulgação, além de vídeo de campanha. A OSB também tem reforçado a divulgação do concurso por meio dos dezoito observatórios sociais estaduais espalhados no território nacional.

O tema escolhido neste ano foi inspirado na campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.

Para participar, as escolas e os professores devem desenvolver estratégias para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve, obrigatoriamente, ser realizado em sala de aula; ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas; abordar o tema “Pequenas corrupções – diga não”; ser realizado individualmente; ser inédito e original.

O concurso está dividido em cinco categorias, sendo que serão premiados os três melhores de cada. Os prêmios serão oferecidos a alunos, professores e escolas, entre netbooks, computadores, tablets, smartphones e leitores digitais. Dúvidas e informações: desenhoeredacao@cgu.gov.br