Auditoria e Fiscalização

Operações Especiais

Operação Fidúcia desarticula associação que desviava recursos públicos de OSCIPs

publicado: 12/05/2015 10h05, última modificação: 12/05/2015 18h07
Auditores da Controladoria apuram o desvio de cerca de R$ 70 milhões. Investigações tiveram início em 2011
Polícia Federal

A Controladoria-Geral da União (CGU), em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Fidúcia, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada em desviar recursos públicos recebidos por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), situadas em Curitiba. A estimativa é que o desvio gire em torno dos R$ 70 milhões.

As investigações tiveram início em 2011 e apontaram indícios de que o grupo criminoso desviava valores recebidos de termos de parcerias firmados com diversos municípios do Paraná desde o ano 2005. Também foram registrados indícios de fraude em processo de licitação.

O desvio dos recursos era feito de diversas formas: pela não comprovação de aplicação de taxa de administração, pela prestação irregular de contas, por pagamentos irregulares a empresas de dirigentes das OSCIPs, por pagamentos efetuados para empresas de “fachada” e por saques de altos valores em espécie.

No total, foram cumpridos 28 mandados, sendo catorze de busca e apreensão, onze condução coercitiva e três de prisão temporária nos municípios de Curitiba, Piraquara, Campina Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon e Francisco Alves.

A operação conta com a participação de mais de 70 servidores, entre policiais federais e auditores da Controladoria-Geral da União. Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e delitos previstos na lei de licitações.

Será concedida entrevista coletiva às 10h no auditório APF Edson Matsunaga, na Superintendência da Polícia Federal, localizada na Rua Sandália Monzon, 210 – bairro Santa Cândida, Curitiba-PR.

 

Com informações da Polícia Federal

registrado em: