Transparência Pública

Evento

Iniciativas de transparência da CGU são divulgadas em evento para municípios

publicado: 25/05/2015 12h24, última modificação: 19/06/2015 10h41
Interessados podem aderir ao “Um por Todos”, ao “Brasil Transparente” e à segunda versão da “Escala Brasil Transparente”

A Controladoria-Geral da União (CGU) estará presente na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro tem o objetivo de proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de debater melhorias e conquistas para os municípios. Na oportunidade, a CGU contará com stand para promover e apresentar três programas: “Um Por Todos e Todos por Um! – Pela Ética e Cidadania”, Brasil Transparente e Escala Brasil Transparente (EBT).

O programa “Um Por Todos e Todos por Um! – Pela Ética e Cidadania” é uma parceria da CGU com o Instituto Maurício de Sousa que busca envolver estudantes, professores e comunidades em reflexões sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade. Durante o evento, será divulgada a portaria da iniciativa e disponibilizado o termo de adesão para os interessados em fazer parte do programa. Desde a criação em 2009, a iniciativa já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 escolas até 2014.

No stand, também será fomentada a assinatura dos termos de adesão do Brasil Transparente, programa no qual a CGU auxilia entes governamentais na adoção de uma série de medidas para efetivar a implementação da Lei de Acesso à Informação. O programa alcançou, até março de 2015, 1.451 adesões. Os interessados poderão conhecer também o Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão Livre (e-SIC Livre) para gestão de atendimentos dos entes.

Por fim, será apresentado o EBT, indicador que avalia o grau de cumprimento de estados e municípios à Lei de Acesso à Informação (LAI). O indicador dá nota de zero a dez ao ente analisado e leva em conta aspectos como regulamentação da Lei de Acesso e desempenho no atendimento de pedido de acesso. A Controladoria receberá inscrições para próxima avaliação, que ocorrerá no segundo semestre de 2015. Na primeira versão, foram analisados 492 municípios, 26 estados e o Distrito Federal.

Os interessados no evento terão acesso às notícias, vídeos e imagens de tudo que acontece na Marcha por diversos meios de comunicação: TV, rádio, site da CNM, hotsite do evento e redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube). As inscrições devem ser realizadas no hotsite do evento.

Serviço

XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Data: 25 a 28 de maio

Local: CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil) - SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 - Asa Sul, Brasília - DF

Informações: http://www.marcha.cnm.org.br/