Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 05 > Acordo de cooperação entre CGU e OSB amplia ações de combate à corrupção no país

Parcerias Institucionais

Acordo de cooperação entre CGU e OSB amplia ações de combate à corrupção no país

Controle Social

Parceria fortalecerá a divulgação de iniciativas como Concurso de Desenho e Redação, Brasil Transparente e Um por Todos
publicado: 26/05/2015 09h08 última modificação: 19/06/2015 10h40
Divulgação de programas da Controladoria, como o "Um Por Todos e Todos Por Um", visa fortalecer a educação cidadã e o controle social.

Divulgação de programas da Controladoria, como o "Um Por Todos e Todos Por Um", visa fortalecer a educação cidadã e o controle social.

A Controladoria-Geral da União (CGU) firmou acordo de cooperação com o Observatório Social do Brasil (OSB) para fortalecer ações de transparência pública, combate à corrupção e controle social em todo o Brasil. A iniciativa aprimora o compartilhamento de conhecimentos entre as duas instituições e envolve a realização de atividades como seminários, congressos, campanhas e capacitações sobre os temas.

Uma das metas do acordo é o auxílio na divulgação do programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, a fim de incrementar o número de entes e instituições participantes. O programa tem como objetivo disseminar entre crianças valores relacionados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e à responsabilidade pelo bem-estar coletivo.

A parceria prevê também o monitoramento participativo e frequente da sociedade no avanço da transparência pela Controladoria, enquanto o Observatório auxiliará na divulgação do direito de acesso à informação pela sociedade. A ação visa incrementar o programa Brasil Transparente, que auxilia estados e municípios na implementação da Lei de Acesso à Informação.

Concurso de Desenho e Redação

O acordo também fortalecerá a divulgação do Concurso de Desenho e Redação, iniciativa da Controladoria voltada à educação cidadã. A 7ª edição do concurso tem como tema “Pequenas corrupções: diga não”. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados à ética e à cidadania. A OSB já produziu dois spots de rádio para difundir o concurso no país: um direcionado a professores e outro a alunos. Escute e faça o download abaixo:

1 - Spot Aluno:


Download do áudio - MP3 | 831 KB  

2 - Spot Professor:


Download do áudio - MP3 | 965 KB

O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país e as inscrições estão abertas até 30 de junho. As instituições interessadas em participar devem acessar o Portalzinho da Criança Cidadã, onde estão disponíveis o regulamento do concurso, formulários de participação e outras informações sobre a programação e premiação.

Na categoria “desenho”, poderão participar alunos do Ensino Fundamental I. Enquanto na categoria “redação”, poderão participar alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA).