Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 04 > Valdir Simão abre evento sobre Controle Interno na Bahia

Auditoria e Fiscalização

Valdir Simão abre evento sobre Controle Interno na Bahia

Seminário

Ministro falou, pela manhã, sobre a relação da CGU com o controle externo para uma plateia de 450 pessoas.
publicado: 08/04/2015 18h57 última modificação: 09/04/2015 09h38
Ministro falou, pela manhã, sobre a relação da CGU com o controle externo para uma plateia de 450 pessoas

Ministro falou, pela manhã, sobre a relação da CGU com o controle externo para uma plateia de 450 pessoas

O ministro chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, foi a Salvador-BA para proferir a palestra magna do 1º Seminário de Controle Interno, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O evento teve como finalidade auxiliar gestores públicos estaduais a exercerem o controle interno com efetividade, além de divulgar sua função fiscalizadora e pedagógica.

Abrindo o evento, Valdir Simão, destacou que o controle interno ainda gera um “incômodo” na administração pública, pois muitos órgãos ainda não implantaram o modelo de administração gerencial.  No entanto, ressaltou que a boa gestão está intrinsecamente ligada ao controle interno. "Se eu não tiver clareza do que tenho que fazer, da forma de fazer e como controlar os resultados, não vou entregar os resultados que a sociedade espera", observou.

Contudo, esse não é o único obstáculo a ser superado entre os órgãos públicos. Segundo o ministro,  a falta de conhecimento ainda é uma questão que precisa ser resolvida. "Os Tribunais de Contas são formados por pessoas de alta qualificação que são recrutadas e preparadas para exercer o papel de controle sobre as atividades de gestão. Do outro lado, o gestor nem sempre está no mesmo nível de conhecimento para aquela atividade que ele vai exercer", acrescentou o ministro para um público de 450 pessoas.

Aberta ao público e direcionada a superintendentes, diretores, gerentes, coordenadores de controle interno e interessados no assunto, a capacitação foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida das Muriçocas dividida em dois turnos: de 8h30 às 18h.

Com informações do TCE/BA