Institucional

Evento

Secretário-executivo participa de mesa temática sobre corrupção

publicado: 10/04/2015 09h23, última modificação: 10/04/2015 09h43
Carlos Higino fez um balanço das principais leis de transparência e prevenção da corrupção, no “III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável”, em Brasília.
Carlos Higino participa do III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável

Higino abordou instrumentos que podem ser aplicados no combate à corrupção em Estados e municípios. - Foto: Ascom/CGU

O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino, participou, na manhã desta quinta-feira (9), de mesa temática sobre prevenção e combate à corrupção, durante o III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, ocorrido em Brasília. Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o evento teve como objetivo discutir soluções de melhorias de qualidade de vida, com foco em sustentabilidade e aspectos sociais.

Durante a mesa, Higino fez um balanço das principais leis de transparência e prevenção da corrupção nos últimos anos. Foram citadas a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Anticorrupção. Para o secretário-executivo, todas essas legislações “dão poderosos instrumentos para os entes estaduais e municipais combaterem a corrupção”.

Também participou da mesa o controlador-geral do estado de Minas Gerais, Mário Spinelli. Para ele, que já foi secretário de prevenção da corrupção da CGU, “a corrupção sempre é um tema propício a ser discutido. No entanto, infelizmente, esse assunto não vem sendo envolvido nos planos de governo”, pontuou.

Também estiveram presentes na mesa temática o controlador-geral do município de Belo Horizonte, José Maia; o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Taufner; o presidente da Associação Brasileira de Ouvidories e Ombudsman (ABO), Edson Vismona.