Controle Social

Educação Cidadã

Prefeitura de Palmas e CGU firmam parceria em programa que beneficiará 2 mil alunos

publicado: 20/04/2015 17h18, última modificação: 19/06/2015 10h38
Capital de Tocantins será a primeira cidade do país a expandir o programa “Um por Todos e Todos por um!” para todo o 3º ano do ensino fundamental.
Prefeitura de Palmas e CGU unidos pela educação cidadã

Com auxílio dos personagens da Turma da Mônica, programa aborda temas relacionados ao poder público e à organização da sociedade.

A Controladoria-Geral da União e a prefeitura de Palmas (TO) assinaram na quinta-feira (16) uma parceria que garantirá a expansão do programa Um por Todos e Todos por um! Pela Ética e Cidadania a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental no município. O programa, que utiliza material da Turma da Mônica, é destinado especificamente aos estudantes que cursam o terceiro ano e Palmas será a primeira cidade do Brasil a garantir sua aplicação a todos os estudantes desta série.

O evento contou com a presença da secretária da Transparência e de Prevenção da Corrupção, Patrícia Audi, do chefe da Unidade Regional da CGU no Tocantins, Leonel Melo e de servidores da regional, do secretário de Educação, Danilo de Melo Souza, e do prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

De acordo com a secretária Patrícia Audi “o programa procura envolver estudantes em reflexões sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade, sendo uma oportunidade de educar as crianças nos princípios éticos da cidadania, o que deve ser trabalhado na mais tenra infância”. Com auxílio lúdico, o programa procura envolver estudantes, professores, famílias, escolas e também comunidades em ponderações sobre temas relacionados ao poder público e à organização da sociedade.

Elaborado para estimular as crianças a se apropriarem dos atributos de sua condição cidadã e investir em uma formação crítica, o programa tem por objetivo auxiliar na educação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres e mais atentos aos atos dos governos. O conteúdo a que os alunos terão acesso é repleto de valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.

Como participar do programa? Consulte a seção do Um por Todos