Transparência Pública

Premiação

Curta brasileiro é grande vencedor de concurso internacional de acesso à informação

publicado: 16/04/2015 14h09, última modificação: 19/10/2017 11h35
Foram avaliados 34 vídeos de dez países da América Latina. Iniciativa é fruto de parceria da Controladoria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Rede de Transparência (RTA).
Curtas: estudante brasileiro vence concurso internacional de acesso à informação

Iniciativa busca chamar atenção da sociedade sobre o direito de acesso à informação - Foto: Reprodução

O curta brasileiro "Informe-se e melhore a sua qualidade de vida” (ver vídeo abaixo), de Áquila Cavalieri Frota, de 18 anos, foi o grande vencedor do concurso de curtas sobre acesso à informação ¡Infórmate! y mejora tu calidad de vida, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA) e Organização dos Estados Americanos (OEA). No total, foram avaliados 34 vídeos de dez países da América Latina.

Áquila – que estuda cinema na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro – afirmou que se interessou imediatamente pelo concurso ao se deparar com o tema. “Já conhecia a temática, pois toda minha família materna trabalha na área do direito. É um assunto de extrema importância”, destacou. O estudante contou que está motivado e animado com o resultado e que a ideia do vídeo foi sendo construída pouco a pouco, cena por cena.

O curta vencedor aborda a utilidade social do direito de acesso à informação na vida cotidiana, a partir do ponto de vista de uma criança. São retratadas situações de controle social, ouvidoria e responsabilidade cidadã. O concurso teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do direito de acesso à informação para a melhoria da qualidade de vida.

O segundo lugar ficou com o curta colombiano "Acceso a la Información Pública (el derecho a saber)", de Freney Andrés Cortés. Já o terceiro lugar foi do equatoriano Bryan Gonzalo Gonzalo Camacho Alencastro, com o curta "Superhéroe". Existe a expectativa da realização de uma segunda edição do concurso.

Os três vencedores participarão, entre os dias 21 e 23 de abril, no Chile, da Conferência Internacional de Comissários de Informação 2015 (ICIC), ocasião na qual ocorrerá cerimônia de premiação. As peças vencedoras serão difundidas pelos meios de comunicação da OEA, assim como das instituições componentes da RTA, CGU, redes sociais e outros.


Multimídia: Vencedor do Concurso de Curtas - Informe-se e Melhore a sua Qualidade de Vida (2015)
Direção/Câmera/Edição: Áquila Cavalieri Frota