Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 03 > Maurício de Sousa faz visita surpresa e emociona servidores da CGU

Controle Social

Maurício de Sousa faz visita surpresa e emociona servidores da CGU

Educação Cidadã

Criador da Turma da Mônica conversou sobre o programa “Um por Todos e Todos por Um”.
publicado: 25/03/2015 18h56 última modificação: 19/06/2015 10h38
Exibir carrossel de imagens Ascom/CGU Parceria com os personagens da Turma da Mônica é um dos pilares da educação cidadã promovida pela CGU.

Parceria com os personagens da Turma da Mônica é um dos pilares da educação cidadã promovida pela CGU.

Uma visita inesperada causou surpresa e emoção na tarde desta quarta-feira (25) aos participantes do Encontro dos Núcleos de Ação de Prevenção (NAPs), que trouxe a Brasília cerca de 70 servidores que atuam nas unidades regionais da Controladoria-Geral da União (CGU) nos 26 Estados. O criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, que cumpria agenda na capital federal, veio especialmente ao encontro para falar sobre a importância do programa Um por Todos e Todos por Um, desenvolvido pela CGU em parceria com o instituto que leva o nome do cartunista.

Entre olhares de espanto e encantamento, Maurício foi recebido com uma longa salva de palmas. Aos 80 anos, esbanjou disposição e simpatia. Ele agradeceu o carinho recebido e dirigiu algumas palavras aos presentes. “É muito importante que a gente trabalhe com a garotada para cultivar desde cedo esses bons hábitos”, disse. E completou: “esse trabalho é o que vai mover esse país cada vez mais para que a gente tenha o país que tanto sonhamos”.

Logo em seguida, Maurício ouviu depoimentos e agradecimentos de alguns dos participantes do Encontro. Com lágrimas nos olhos, Isabella Braun Sander, do NAP da unidade regional da CGU de Minas Gerais, contou que as histórias da Turma da Mônica fazem parte da sua infância, paixão passada agora ao filho de quatro anos. “O seu trabalho faz parte da minha vida até hoje, e tenho muito orgulho de trabalhar com o material do programa!”, disse emocionada.

George Santana, que atua no NAP da unidade regional da CGU no Maranhão, relatou a Maurício de Sousa a experiência realizada no município de Paço do Lumiar, de 115 mil habitantes, que abrangeu 17 escolas. Segundo Santana, as crianças ficaram encantadas com os livros e historinhas do programa. “Só foi possível atingir os objetivos da ação por conta da parceria e da presença da Turma da Mônica no material”, concluiu.

Maurício ainda afirmou que esse é o canal educativo ideal para trabalhar com as crianças, pois é preciso “alcançar o cérebro e o coração”. Antes de se despedir, Maurício ainda deu autógrafos e posou para fotos com o grupo.

Um Por Todos 

O Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania! é uma parceria firmada entre a CGU e o Instituto Maurício de Sousa com o objetivo de disseminar entre as crianças valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.

Com o auxílio do universo divertido dos personagens da Turma da Mônica, o Programa procura envolver estudantes, professores, famílias, escolas e comunidades em reflexões sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade.

Conheça mais sobre o programa.