Orientações aos Gestores

Regionais

CGU no Amazonas capacita servidores públicos federais

publicado: 27/03/2015 10h04, última modificação: 27/03/2015 16h06
Cem participantes tiveram palestra sobre a regulamentação da Lei Anticorrupção e terão orientações dos órgãos de controle.

A unidade regional da Controladoria-Geral da União no Amazonas (CGU-Regional/AM) está promovendo desde a terça-feira, um curso de capacitação de servidores públicos no âmbito do Programa Capacita. O treinamento está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Controle Externo no Amazonas (Secex/AM) e se encerra nesta sexta-feira (27).

Na abertura do evento, que contou com a participação de mais de cem servidores públicos e gestores, a secretária de Controle Externo no Amazonas, Lúcia Ribeiro, falou aos participantes sobre Diretrizes da atuação do TCU no biênio 2015-2016. Em seguida, o chefe da CGU no Amazonas, Marcelo Borges de Sousa, falou sobre a recente regulamentação da Lei Anticorrupção.

A programação do curso inclui palestras sobre Governança do Setor Público, Planejamento de Aquisições Públicas e o Novo processo de Contas, a serem ministradas por representantes do TCU.  Coube a chefe-substituta da CGU no Amazonas, Mona Liza Benevides Ruffeil, abordar a Auditoria Anual de Contas. Também haverá instruções da CGU sobre Noções Básicas de Acessibilidade (Ana Kalina Moura) e Boa Gestão dos Contratos Administrativos (Ana Leôni Vieira Mota).

Os assuntos escolhidos refletem o olhar dos órgãos de controle acerca das áreas mais relevantes neste semestre, como também os pleitos das unidades jurisdicionadas. São temas considerados de valor para o controle preventivo, a melhoria da gestão pública e a resolução dos problemas e dificuldades da Administração Pública pela equipe organizadora do curso.