Parcerias Institucionais

e-Contas

CGU e TCU promovem evento conjunto para lançar e-Contas em Alagoas

por Ascom publicado: 20/03/2015 19h06, última modificação: 20/03/2015 19h06
Gestores federais receberam orientações sobre a elaboração dos Relatório de Gestão e a prestação de contas anuais
Gestores federais receberam orientações sobre a elaboração dos Relatório de Gestão e a prestação de contas anuais

Evento promovido em parceria pela Unidade Regional da Controaldoria-Geral da União em Alagoas (CGU-Regional/AL) e a Secretaria de Controle Interno do Tribunal de Contas da União no Estado (Secex-TCU/AL) marcou o lançamento do novo sistema de prestação de contas “e-Contas. O lançamento, realizado na terça (17), no auditório da Secex, contou com a participação de 48 gestores federais de 21 unidades jurisdicionadas (UJ) aos dois órgãos de controle.

Na ocasião, foram apresentadas aos gestores informações sobre a apresentação do Relatório de Gestão e sobre o Processo de Prestação de Contas Anual. O Relatório de Gestão deve ser elaborado anualmente por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Já o Processo de Prestação de Contas é realizado somente para determinadas UJ, selecionadas anualmente mediante Decisão Normativa do próprio TCU.

Os participantes assistiram a duas palestras dos representantes da CGU Vanildo Cardoso Pinto, que abordou o tema “Auditoria de Resultados da Gestão: nova sistemática de auditoria da CGU” e Nelton Martins Yin Filho, que falou sobre “Sistemas de Informação da CGU com alimentação/acesso externo: CGU-PAG, Trilhas de Pessoal, Monitor, e-OUV e Portal-ODP”.

Capacitação Interna

A CGU-Regional/AL também promoveu capacitação interna esta semana. Os servidores da Unidade Regional fizeram um curso sobre o Manual de Elaboração de Relatórios e Organização de Papeis de Trabalho. As aulas foram ministradas pelo analista Rodrigo Teodoro Lima nas manhãs de terça e quinta-feira, no auditório da CGU-Regional.  O objetivo da capacitação foi nivelar o conhecimento dos servidores e uniformizar os relatórios e a organização dos papéis de trabalhos.