Institucional

9 de dezembro

No Pará, Dia Internacional Contra a Corrupção tem apresentação de pesquisa acadêmica sobre Portais da Transparência

publicado: 11/12/2014 11h18, última modificação: 11/12/2014 11h18
Participantes de evento realizado em Belém também assistiram palestras a respeito da data comemorada

A Unidade Regional da Controladoria-Geral da União no Pará (CGU-Regional/PA), a Faculdade de Ciência Contábeis da Universidade Federal do Pará (FACICON/UFPA) e o Observatório Social de Belém (OSB) realizaram evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, na quarta-feira (9). Além de palestras sobre a respeito de transparência pública, o público participante ainda assistiu à apresentação dos resultados de Projeto de Pesquisa e Extensão dos alunos da FACICON/UFPA sobre os Portais da Transparência no Pará.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Professor Benedito Nunes, no Campus Universitário do Guamá. O servidor da CGU-Regional/PA Edgard Oliveira proferiu a primeira palestra, “Dia Internacional Contra a Corrupção: uma data para lembrar”. Já o vice-presidente do OSB, Ivan Costa, abordou a “Transparência e acesso à informação: uma nova Sociedade, um novo Estado”.

O servidor da CGU-Regional/PA Marcelo Morais de Paula e a professora da FACICON/UFPA Lidiane Dias supervisionaram o projeto “Portais da Transparência dos Municípios Paraenses: o cenário atual” e a apresentação dos resultados feita pelos estudantes no evento.

Estiveram presentes o Coordenador do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e Corrupção do Ministério Público do Estado do Pará, Procurador Nelson Medrado, e o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Pará, Arildo Oliveira, bem como representantes da 19° Superintendência da Polícia Rodoviária Federal e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, entre outros.

A leitura da redação da estudante paraense Laura Caroline Ferreira Cardoso, feita pela servidora da CGU-Regional/PA Lorena Paredes, abriu os trabalhos do dia. Aluna da escola Dom Ângelo Frozi, em Barcarena/PA, Laura venceu o 6º Concurso de Desenho e Redação da CGU na categoria de redação para alunos do 3º ano do Ensino Médio.

 

Maiores informações: cgupa@cgu.gov.br