Institucional

9 de dezembro

CGU-Regional/RN comemora Dia Internacional Contra a Corrupção

publicado: 12/12/2014 17h00, última modificação: 12/12/2014 17h01
Entidades parceiras, governador eleito e prefeito da capital prestigiaram evento promovido no dia 11

A Unidade Regional da Controladoria-Geral da União no Rio Grande do Norte (CGU-Regional/RN), o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizaram, nesta quinta-feira (11), evento comemorativo ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

Na solenidade, o governador eleito Robinson Faria assinou o termo de adesão ao Programa Brasil Transparente da CGU e assumiu compromisso formal com o MARCCO de somente contratar secretários e assessores que tiverem “ficha limpa”. Em seu discurso, Faria confirmou o interesse em uma parceria com a CGU e com o MARCCO logo nos primeiros meses do seu mandato.

Também presente ao ato, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, falou sobre transparência pública, seguido da secretária municipal de Planejamento, Maria Virgínia Lopes, que apresentou o e-SIC em código aberto, sistema cedido pela prefeitura à CGU - para distribuição gratuita.

Os participantes da sociedade civil e dos órgãos convidados também assistiram à palestra “Instrumentos de Combate a Corrupção”, feita pelo Procurador-Geral de Contas Luciano Ramos e pelo Procurador do Ministério Público do Rio Grande do Norte Augusto Lima. O coordenador do MARCCO, Carlos José Cavalcanti, presidiu a mesa dessa palestra.

O Observatório Social de Natal, que está sendo criado em parceria com a CGU-RN, realizou exposição para sensibilizar os presentes a respeito da importância da participação da sociedade civil na administração pública e o papel dos Observatórios Sociais nesse processo.

O Chefe da CGU-Regional do Rio Grande do Norte, Roberto Vieira, destacou em seu discurso a relevância do evento para a ampliação da democracia e da cidadania. Prestigiada por autoridades regionais e com ampla cobertura da imprensa, a solenidade contou ainda com uma exposição a respeito da participação da sociedade civil na administração pública e do papel dos Observatórios Sociais nesse processo.

Maiores informações: cgurn-nap@cgu.gov.br