Institucional

CGU em São Paulo participa de seminário no Dia Internacional Contra a corrupção

publicado: 10/12/2014 16h18, última modificação: 10/12/2014 16h18
Evento reúne representantes da Regional da CGU/SP, da Procuradoria da República e de outras autoridades de órgãos de controle do Estado

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi comemorado, em São Paulo, com o a realização do Seminário "Combate à Corrupção no Brasil: Avanços e Desafios". O evento promovido pelo Ministério Público de São Paulo foi realizado na terça-feira (9/12)  e contou com a participação de representantes da unidade Regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no estado e da Procuradoria da República em São Paulo, além de outras autoridades ligadas a órgãos de controle no estado.

O chefe da Regional da CGU em São Paulo, Carlos Eduardo Girão de Arruda, participou do painel sobre o fortalecimento das instituições no combate ao desvio de recursos públicos, ao lado do corregedor-geral da Administração do Estado de São Paulo e do presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional.

Durante a sua apresentação, o representante da CGU falou sobre a atuação da CGU desde a sua criação até este ano, enfatizando o aumento das atribuições do órgão e os marcos legais que aperfeiçoaram a instrumentalização e contribuíram para as suas atividades.

Nesse contexto, Girão destacou as Leis de Acesso à Informação, de Conflito de Interesse e da Empresa Limpa. Relatou ainda como a CGU se preparou para a implementação dessas leis, e as perspectivas para aplicação delas nos próximos anos.

Durante o seminário realizado no auditório da Procuradoria da República de São Paulo, foram promovidos ainda, painéis sobre a atuação sistemática contra o enriquecimento ilícito de agentes públicos; a lei de improbidade administrativa e a lei de responsabilidade de pessoas jurídicas; e sobre a atuação criminal no enfrentamento à corrupção.