Transparência Pública

OCDE

Ministro Hage participa, em Paris, de fórum global sobre transparência e governo aberto

publicado: 30/09/2014 15h43, última modificação: 30/09/2014 15h53
Objetivo do evento foi promover a troca de experiências bem sucedidas em transparência e participação social, áreas em que o Brasil é hoje referência.

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, participou, nesta terça-feira (30), em Paris, na França, do Fórum Internacional de Governo Aberto, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro foi presidido pelo secretário-geral Angel Gurria e contou com a presença do ministro da Reforma Administrativa da França, além de ministros dos países membros da OCDE, da Ásia, da África e da América Latina, bem como de representantes da sociedade civil e do setor privado. O objetivo do evento foi promover a troca de experiências bem sucedidas em transparência e participação social, áreas em que o Brasil é hoje referência.

O primeiro painel do fórum discutiu as oportunidades e os desafios de agenda nacional e internacional no que diz respeito a governo aberto. Ao lado de autoridades do Marrocos, Tunísia e Estados Unidos, Hage contou um pouco sobre a experiência brasileira, ressaltando a abertura e a transparência que o Brasil tem reforçado nos últimos anos. Para o ministro, apesar dos avanços na esfera federal, ainda é necessário “levar aos governos locais o mesmo nível de transparência do nível federal”.

Em seguida, Hage também destacou as parcerias com as organizações da sociedade civil, bem como a parceria com a mídia, “indispensável na busca de objetivos de transparência, combate à corrupção e melhoria dos governos”.

Durante todo o dia, ocorreram outras apresentações temáticas para aprofundar diversos temas em pauta, como: desenvolvimento econômico, participação cidadã, dados abertos, mídias sociais, legislação, perspectivas para os próximos anos, entre outros. Autoridades mundiais tiveram a oportunidade de trocar experiências e debateram melhorias entre si.

Fundada em 1961, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma inciativa composta por 34 países que possui a missão de promover políticas de melhorias econômicas e sociais ao redor do mundo. O Brasil tem participado de diversos eventos da organização, sendo, inclusive, signatário da Convenção da OCDE, que dispõe, sobre corrupção de funcionários públicos estrangeiros, responsabilização da pessoa jurídica, entre outros temas.