Controle Social

CONCURSO

Pode perguntar! Novo concurso de desenhos e redações estimula o exercício da cidadania pelos jovens

publicado: 21/07/2014 16h13, última modificação: 22/08/2014 11h20
Com o tema “Acesso à Informação: Um direito de todos”, o concurso têm inscrições abertas até 26 de setembro e premiará os melhores desenhos e redações sobre o tema para cada ano do Ensino Fundamental e Médio.

Professores da rede pública e privada vão ensinar jovens e crianças a solicitar informações aos órgãos públicos. Esta é a proposta da 6ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), cujo tema é “Acesso à Informação: Um direito de todos”. O concurso têm inscrições abertas até 26 de setembro e premiará os melhores desenhos e redações sobre o tema para cada ano do Ensino Fundamental e Médio.

Conscientizar a população sobre cidadania e ética é uma preocupação constante da CGU, que conseguiu atingir 10 milhões de usuários do Facebook no primeiro semestre de 2014 com a campanha “Pequenas Corrupções – diga Não”, provocando uma reflexão a respeito de práticas comuns como falsificar carteirinha de estudante; roubar TV a cabo; comprar produtos piratas; furar fila ou tentar subornar o guarda de trânsito - que são ilegais – porém, costumam ter sua gravidade ignorada.

Agora, com desenhos e textos a respeito do livre acesso às informações sobre gastos públicos ou documentos oficiais e históricos, por exemplo, os estudantes vão entender que fiscalizar também é um exercício de cidadania e os primeiros colocados serão premiados com netbooks, tablets e smartphones. Para as escolas onde forem desenvolvidos os melhores planos de aula, o prêmio será o título de Escola Cidadã. E os professores dos primeiros colocados receberão leitores de livros digitais (e-books).

Abordagem

O regulamento do concurso e um guia para os professores, com sugestões de planos de aula para apresentação do tema aos alunos, estão publicados no Portalzinho da Criança Cidadã (na seção Concursos), mantido pela CGU. Abordando o tema com a profundidade adequada a cada estágio do ensino, os professores ainda poderão explorar, junto com os alunos, quais os canais disponíveis para que os brasileiros acessem informações públicas do Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis municipal, estadual e federal.  Para os anos mais avançados, os docentes têm a opção de apresentar a Lei de Acesso à Informação (LAI) e estimular os alunos a requisitar alguma informação histórica ou estatística de órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

O tema escolhido este ano dá sequencia a abordagem realizada no concurso anterior “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público”.

Cabe aos docentes supervisionar a confecção dos trabalhos, que deverão ser registrados no formulário próprio. As experiências serão relatadas no campo “Plano de Sensibilização e Mobilização” da Ficha de Participação, a fim de concorrer à premiação das categorias Escola-Cidadã e podem ser acompanhadas de fotos, vídeos etc.

Participe

A escola participante ainda deve enviar os trabalhos selecionados para a Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção até o dia 26 de setembro de 2014, juntamente com a Ficha de Participação devidamente preenchida, via Correios, para o seguinte endereço:

Controladoria-Geral da União
Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção
SAS – Quadra 1 – Bloco “A” – Edifício Darcy Ribeiro – Brasília/DF
CEP: 70070-905
6º Concurso de Desenho e Redação da CGU

Categorias

A Comissão Julgadora deverá eleger, dentre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e enviados pelas escolas participantes, os três melhores de cada ano da categoria Desenho, os três melhores de cada ano da categoria Redação I, os três melhores de cada ano da categoria Redação II, os três melhores da categoria Redação III e os três melhores Planos de Sensibilização e Mobilização da Categoria Escola-Cidadã.

Categorias

Desenho

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Serão premiados os 3 melhores trabalhos de cada ano

Redação I

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Serão premiados os 3 melhores trabalhos de cada ano

Redação II

Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio

Serão premiados os 3 melhores trabalhos de cada ano

Redação III

Alunos inscritos na modalidade Jovens e Adultos

Serão premiados os 3 melhores trabalhos

Professores

Professores responsáveis pela aplicação da atividade.

Serão premiados os professores citados no formulário dos alunos selecionados como primeiros colocados.

Escola Cidadã

Todas as escolas participantes

Serão premiados os 3 melhores Planos de Sensibilização e Mobilização

 

Prêmios

1º lugar de cada categoria

Um netbook e certificado;

2º lugar de cada categoria

Um tablete e certificado;

3º lugar de cada categoria

Um smartphone e certificado;

Professores dos 1ºs colocados

Um leitor de livros digital e certificado;

Escolas dos 1ºs colocados

Um computador e certificado de Escola Cidadã.

 

Assessoria de Comunicação Social