Notícias

CGU participa de Fórum sobre a participação da sociedade no controle da gestão pública

publicado: 01/10/2013 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h10

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quinta-feira (3/10), do encontro Fóruns do Planalto, que irá abordar o tema “Controle Social e Auditoria Participativa: a participação da sociedade no controle da gestão pública”. O evento, que será realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, é promovido pela Secretaria-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (PR), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração.

Os Fóruns do Planalto são realizados desde 2003 e representam um ponto de encontro dos servidores da Presidência da República para a discussão permanente de temas da agenda de governo, de políticas públicas e de práticas inovadoras em gestão pública. No encontro do dia 3 de outubro, servidores da Presidência da República receberão informações sobre controle social e auditoria participativa, e sobre como a sociedade pode participar ativamente no controle da gestão.

A CGU será representada pelo secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção, Sérgio Seabra, que falará, durante palestra, sobre as atividades que a Controladoria já vem desenvolvendo, há alguns anos, para fomentar e fortalecer o controle exercido pela sociedade em relação aos gastos públicos.

“Esse fórum é muito importante, pois ele não só permite a unificação de nossas ações como também serve para mostrar para o cidadão os instrumentos que o Governo Federal colocou à sua disposição para que ele participe, denuncie e acompanhe todo o centavo que é destinado às políticas públicas”, ressaltou Seabra. O secretário vai detalhar ações como o programa Olho Vivo no Dinheiro Público, a Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência e a parceria para o Governo Aberto implementada para a criação de medidas entre países, voltadas para a Transparência.

O Fórum contará ainda com a participação da secretária substituta de Controle Interno da Presidência da República, Márcia da Rosa Pereira, que coordenará a mesa de debates, e do coordenador-geral de Fiscalização de Programas de Governo da Secretaria de Controle Interno (CISET/PR), Antônio Luiz Almeida, que fará palestra sobre o tema “Controle Social e Auditoria Participativa”.

A participação no Fórum é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.planalto.gov.br/secretariageral/foruns/static/forum_atualM.htm (clicar no item “inscrições”) ou pelo telefone (61) 3411-2069.

SERVIÇO

Fóruns do Planalto
Tema: “Controle Social e Auditoria Participativa: a participação da sociedade no controle da gestão pública”
Palestrantes: Sérgio Seabra, secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU); Antônio Luiz de Almeida, coordenador-geral do Projeto de Auditoria Participativa da Ciset da PR
Data: 03/10/2013
Hora: 10h às 12h30
Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, Brasília (DF)


Assessoria de Comunicação Social