Articulação Internacional

CGU no Paraná realiza evento de capacitação do Programa Olho Vivo

publicado: 18/10/2013 00h00, última modificação: 28/08/2014 11h55

A unidade regional da CGU no Paraná (CGU-Regional/PR) promove, entre os dias 21 e 24 de outubro, no município de Londrina, evento de capacitação do programa Olho Vivo no Dinheiro Público. O encontro, que reunirá autoridades municipais, conselheiros de políticas públicas e representantes da sociedade civil, tem o objetivo de fazer com que os cidadãos do município e do governo do estado atuem para melhorar a aplicação dos recursos públicos federais.

A solenidade de abertura (dia 21), às 19h30, será realizada no auditório da prefeitura de Londrina e contará com a presença do prefeito do município, Alexandre Lopes Kireeff, de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), do Tribunal de Contas da União (TCU), e do chefe da CGU-Regional/PR, Moacir Rodrigues de Oliveira. Em seguida será realizado o primeiro painel de debates com o tema “A importância do apoio ao desenvolvimento do Controle Social”.

Durante os três dias seguintes, serão realizados debates e palestras que vão tratar de questões relacionadas à educação, saúde e assistência social, tudo dentro do novo formato do programa Olho Vivo. Os servidores da Controladoria falarão sobre noções de fiscalização (inspeções, cotejamentos, licitações, prestação de contas) e de programas federais nas respectivas áreas.

Veja a programação completa

Olho Vivo

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma iniciativa da CGU criada para sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores e alunos, sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.

O programa busca promover a participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção, envolvendo a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social. Para isso, o Olho Vivo se utiliza das metodologias do construtivismo, da educação de adultos e da educação continuada.

 

Assessoria de Comunicação Social