Notícias

CGU no Paraná assina mais 47 Termos de Adesão em evento de Encontro de Prefeitos

publicado: 22/05/2013 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h11

A participação da CGU no evento “Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas”, ocorrido em Pinhais, no Paraná, resultou na adesão de mais 47 municípios do estado ao Programa Brasil Transparente, no dia 17 de maio.

O Paraná é um estado que tem 399 municípios, dos quais 111 já assinaram Termo de Adesão ao Programa Brasil Transparente (28% do total) nos seis meses de existência do Brasil Transparente.

O evento é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais – órgão ligado à Presidência da República - e já está em sua 8ª edição.No evento, além da CGU, vários órgãos tinham estandes para atendimento aos novos prefeitos: Ministérios da Saúde, Educação, Pesca, entre outros.

Com a participação de quatro servidores da CGU Paraná, além do Chefe da Regional, César Carvalho, a participação da CGU foi considerada um sucesso pelo servidor do Núcleo de Ações Preventivas (NAP), Demian Bertozzi. “A procura foi imensa. Todos os prefeitos estão preocupados com a questão da implementação de seus Portais de Transparência e a disponibilização de orientação, por meio do Programa Brasil Transparente, tem sido muito útil”.

Além de orientação quanto às medidas previstas na Lei de Acesso à Informação, o Programa Brasil Transparente disponibiliza, aos entes interessados, o código-fonte do sistema  informatizado e-Sic (utilizado pelo governo federal para receber pedidos de informação), materiais técnicos e capacitação de agentes públicos.

Além do Programa Brasil Transparente, outras ações de prevenção da CGU foram divulgadas, como o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública e o Olho Vivo no Dinheiro Público, também relacionados à gestão pública e à transparência de dados governamentais.

O próximo estado a receber o Encontro é o Ceará, em 24 de maio de 2013.


Assessoria de Comunicação Social




Assessoria de Comunicação Social