Notícias

CGU anuncia resultado final do 5º Concurso de Desenho e Redação

publicado: 30/11/2011 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h09

“A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”. Milhares de estudantes de todo o Brasil botaram a mão na massa para dar respostas criativas e cidadãs à pergunta proposta pelo 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). Depois de uma disputa acirrada, 33 alunos de escolas públicas e particulares foram selecionados vencedores, em 11 categorias, como uma pequena amostra dos trabalhos recebidos pela Comissão Julgadora. Além dos estudantes, três escolas e uma instituição foram premiados nas categorias Escola-Cidadã e Entidade-Cidadã, respectivamente, com base nos planos de sensibilização e mobilização desenvolvidos para o concurso.

Conheça os vencedores do 5º Concurso de Desenho e Redação da CGU

Os desenhos concorreram nas categorias 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano. As redações foram separadas nas categorias 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, mais de 200 mil alunos e 7.500 professores foram mobilizados em todo o país.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão um computador e certificado; os segundos colocados, uma máquina fotográfica digital e certificado; e os terceiros, um aparelho de DVD e certificado. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador. Às três Escolas-Cidadãs e a Entidade-Cidadã, serão entregues kits com computador, máquina fotográfica digital, aparelho de DVD, troféu e certificado.

Concurso de Desenho e Redação da CGU

O Concurso de Desenho e Redação da CGU é promovido no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desde 2007. Desde então, mais de 1 milhão de alunos participaram da ação, com desenhos e redações sobre temas como “Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?”, “O que você tem a ver com a corrupção?” e “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado? ”.

Neste ano, o concurso foi realizado como Projeto/Atividade Especial da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Os Projetos ou Atividades Especiais visam a ampliar a participação da sociedade na conferência, podendo ser desenvolvidas sob a forma de debates acadêmicos, seminários, encontro de conselheiros, concurso culturais, como o de desenho e redação, dentre outras iniciativas.

Leia mais sobre a 5ª edição do concurso

 

Assessoria de Comunicação Social