Notícias

Controladoria-Geral da União apresenta novo site da 1ª Consocial

publicado: 07/10/2011 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h09

A Controladoria-Geral da União (CGU) apresenta o novo site e endereço eletrônico da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial): www.consocial.cgu.gov.br. O objetivo da reformulação é facilitar a participação e a troca de ideias na sociedade brasileira sobre o andamento das ações para realização da Conferência, que será realizada em maio de 2012.

Além de notícias e mecanismos de interação como chat, fórum e enquetes, a modernização do site, lançada no último dia 21 de agosto, inclui o Sistema Informatizado de Relatoria, capaz de receber, distribuir e sistematizar os relatórios das etapas preparatórias (municipais, estaduais, distrital, livres e virtuais) para a 1ª Consocial.

De acordo com a Coordenação Nacional de Comunicação da Conferência, além de deixar mais dinâmico, fácil de navegar e visualmente mais agradável, o novo portal é uma ferramenta de trabalho para consulta de documentos e textos de referência na área de biblioteca e atendimento dos cidadãos via contato online. No site também ficam registrados os comentários de participantes sobre as etapas em andamento pelo Brasil, assim como uma galeria com áudios, fotos e vídeos das etapas já realizadas.

Consocial

O objetivo principal da 1ª Consocial é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e no controle da gestão pública; além de contribuir para um controle social mais efetivo e democrático, inclusive na prevenção e no combate à corrupção.

Com a realização da 1ª Consocial, as propostas resultantes de todo o processo conferencial irão subsidiar a criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

 

Assessoria de Comunicação Social