Notícias

Ação de capacitação da CGU no MS mobiliza participantes para a 1ª Consocial

publicado: 02/05/2011 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h11

A unidade regional da Controladoria-Geral da União no Mato Grosso do Sul (CGU/Regional-MS) realiza, no município de Dourados, entre os dias 2 e 6 de maio, duas ações de capacitação, para públicos distintos, que deverá atingir cerca de 120 pessoas, entre cidadãos, conselheiros e servidores públicos. Durante os treinamentos, a regional da CGU irá aproveitar o momento para mobilizar os participantes e divulgar informações sobre a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Uma das atividades integra o Programa de Orientação e Capacitação de Gestores Públicos Federais (Capacita) e será destinada a servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Hospital Universitário (HU) e da Fundação Nacional do Índio em Dourados (Funai/DOU). A ação será desenvolvida na UFGD, no período diurno, de 2 a 5 de maio, por meio de oficinas que trabalharão os seguintes temas: Gestão Pública e Transparência; SIAFIGerencial; Gestão de contratos; e Transferências Voluntárias.

A segunda capacitação integra o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, na modalidade "Educação Presencial – Módulo Conselheiros Municipais". A atividade será desenvolvida nos dias 3, 4 e 5 de maio, no período noturno, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). Entre os conteúdos a serem abordados incluem-se: Licitações e Contratos; Transferências Voluntárias; Orçamento Público; Programas Federais e Autonomia no Papel do Conselheiro.

A ação do Olho Vivo conta com a participação da Rede de Controle da Gestão Pública no Mato Grosso do Sul, com a parceria do Observatório Social de Dourados e com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados. Com a iniciativa, busca-se sensibilizar e orientar conselheiros municipais e demais cidadãos sobre a importância do exercício do controle social, da correta aplicação dos recursos públicos, da transparência na administração pública e do cumprimento de dispositivos legais.

 

Assessoria de Comunicação Social